Skip to main content

«VENHAM MAIS CINCO» é uma exposição que reúne as imagens de alguns dos maiores fotógrafos do mundo que vieram a Portugal retratar a revolução e que acompanharam os processos de independência das ex-colónias. Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Jean Gaumy, Fausto Giaccone, Alécio de Andrade, HenriVenham Bureau, Jean-Claude Francolon, Dominique Issermann, Jean-Paul Miroglio, Paola Agosti, Uliano Lucas, Vojta Dukat são alguns dos mais de trinta autores desta mostra.

A curadoria é de Sérgio Tréfaut, que, com esta exposição, quer homenagear Margarida Medeiros, coautora do projeto, falecida em 2024.

Juntos fizeram as primeiras pesquisas de arquivo nas grandes agências parisienses (Magnum, Gamma, Sygma, Sipa), em dezembro de 1993. Inicialmente concebida para comemorar o vigésimo aniversário da Revolução, a exposição «VENHAM MAIS CINCO» chega agora ao público.

Fotografia de Jean-Paul Miroglio, 1975. Fotografia de Jean-Paul Miroglio, 1975.
Fotografia de Paola Agosti, 1974. Fotografia de Paola Agosti, 1974.

Cinquenta anos depois da Revolução, muitos arquivos mudaram de mão ou perderam-se. Daí a importância de localizar, trazer as imagens para Portugal e editar um catálogo com as imagens que ocuparam durante quase dois anos nas primeiras páginas da grande imprensa internacional.

As fotografias escolhidas, nunca reunidas e expostas em Portugal, dialogam entre si e permitem viajar num país em estado de exceção, «Outro País» segundo o título do documentário que Sérgio Tréfaut realizou em 1999 sobre o tema.

«VENHAM MAIS CINCO» divide-se em três grandes alas:

Ala I – A festa da liberdade
Ala II – Novas formas de poder
Ala III – Grandes eixos políticos

As impressões em grande formato são realizadas por André Cepeda, no Porto.

A consultoria histórica é de Luísa Tiago de Oliveira.

#50anos25abril