A imprensa estudantil na contestação ao regime
Conversa entre Jorge Almeida Fernandes, Diana Andringa e José Zaluar, no contexto da exposição «Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril», integrada das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Jorge Almeida Fernandes
Jornalista
Estreou-se na escrita aos 20 anos, no Quadrante, jornal da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa. Era diretor do jornal quando este foi proibido pela censura, o que lhe mereceu um processo disciplinar e uma suspensão de 15 dias.

Diana Andringa
Jornalista e investigadora
Em 1964, ingressou na Faculdade de Medicina de Lisboa, que abandonou para se dedicar ao jornalismo. Colaborou ativamente na imprensa estudantil, nomeadamente no boletim Solidariedade Estudantil. Detida pela PIDE em janeiro de 1970, foi condenada a 20 meses de prisão por apoio à causa da independência de Angola.

José Zaluar
Professor do ensino superior
Entrou na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1962, para frequentar o curso de Matemática. Colaborou com o movimento estudantil trabalhando na secção de propaganda da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências, e também na RIP (Reunião Inter-Propagandas).
Partilhe a sua «Memória Presente»
Os testemunhos – em texto e que podem ser acompanhados por fotografias e/ou vídeos – devem ser enviados à Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril através do e-mail memoriapresente@50anos25abril.gov.pt. Estes devem respeitar as disposições do regulamento, disponível online, e vir acompanhados de uma declaração de consentimento devidamente assinada, também disponível na página da iniciativa, bem como da identificação do autor. A conformidade dos testemunhos com o regulamento será assegurada por uma Comissão de Mediadores, composta por membros da Comissão Comemorativa e por elementos independentes.
Os testemunhos podem ser enviados no corpo do correio eletrónico ou num anexo. Os participantes devem incluir uma curta referência biográfica – incluindo data e local de nascimento – que ilustre o percurso do autor e uma ou mais fotografias.