
“DIANTHUS CARYOPHYLLUS 1974 – Um cravo oferece-se a qualquer pessoa ou a ingenuidade segundo Celeste Caeiro” é um processo de aprendizagem inclusivo, de construção coletiva, de partilha intergeracional e intercultural, de liberdade de expressão, de desmistificação da existência de superioridade racial entre povos, de desenvolvimento pessoal e societal, que promoverá os valores de Abril através da música, com especial complemento da representação, das oficinas de ilustração e da multimédia.
Realizam-se, nos dias 27 e 28 de março, na Escola EB 2,3 João de Meira, em Guimarães, quatro oficinas de ilustração, com alunas/alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
As ações serão dinamizadas pelo ilustrador Bruno Prates Ferreira da DesenhosdoBruno/DesenhosdoBruno – Academia.
A partir de um conjunto de elementos – imagens, áudios, vídeos- que servirão como ignição e motivação à criação artística individual e coletiva, vamos propor aos participantes que, com base na sua realidade, experiência e compreensão, recriem os valores implícitos ao 25 de Abril.
Em Guimarães, onde nasceu Portugal, desenhamos o futuro com as cores da liberdade conquistada em Abril.
Porque a arte, como um cravo, “oferece-se a qualquer pessoa”.
“DIANTHUS CARYOPHYLLUS 1974 – Um cravo oferece-se a qualquer pessoa ou a ingenuidade segundo Celeste Caeiro” é um dos 45 projetos apoiados em 2024/2025 pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
SAIBA MAIS: https://50anos25abril.pt/iniciativas/arte-pela-democracia/