#TensPoder para dizer o que pensas, mesmo que discordes das opiniões maioritárias. Tens voz. Podes informar-te livremente e pensar diferente. Tens o dever de fazê-lo com verdade e respeitando os outros.
Os portugueses viveram sem estes direitos durante quase meio século. Durante a ditadura (1926-1974), a imprensa, o teatro, o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas eram alvo de censura. Os cidadãos não eram livres de expressar a sua opinião, nem de escolher que música ouvir ou que discos ler: havia discos e livros proibidos. Os comportamentos eram fortemente vigiados. Vivia-se um clima de medo, que funcionava como poderoso instrumento político de censura, incluindo a autocensura, e de controlo.
Foi a conquista da democracia que deu a todos os portugueses o poder de se expressarem livremente – e o dever de o fazerem com verdade, responsabilidade e respeito.
Os teus poderes e deveres na Constituição da República Portuguesa
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
1. É garantida a liberdade de imprensa.
1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.
2. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação.
Aqui podes saber mais sobre alguns dos poderes e deveres que a democracia te dá. Escolhe um e reflete sobre ele. Escreve, filma, fotografa. Partilha as tuas ideias e usa #TensPoder e #50anos25deAbril nas tuas publicações.
Identifica a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril (Facebook | Twitter | Instagram)