Skip to main content
Capa do Evento Festival Política - Lisboa

Na 9.ª edição, que acontece no ano em que se assinalam os 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC), “estarão em destaque na programação as atuais ‘Revoluções em Curso‘” e serão também abordados os 50 anos das Eleições para a Assembleia Constituinte, que acontecerem em 25 de abril de 1975, refere a organização, num comunicado esta quarta-feira divulgado.

A programação do festival combina cinema, poesia, humor, conversas, debates, performances e exposições, sendo todas as atividades de entrada gratuita.

Ao longo dos três dias serão exibidos 25 filmes, entre curtas e longas-metragens, incluindo o documentário Onde está o Zeca?, de Tiago Pereira, e Por ti, Portugal, eu juro!, de Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues.

Na véspera do 25 de Abril, o festival é palco de um espetáculo único que celebra “a nova geração do hip-hop lusófono” e no qual os rappers Vilson, Santos, Só e Vanessa Parish Crooks irão apresentar showcases individuais, “levando ao palco as suas distintas abordagens ao rap, soul e poesia”.

A poesia volta a estar em destaque no Festival Política no dia 26, com a sessão “Poesia Periférica”, na qual a artista Edivania Moreno, a poetisa Vânia Andrade Puma e o músico Demba Djabaté “entrelaçam sons e palavras numa fusão sem fronteiras, onde tempo e espaço se dissolvem”.

Nesta edição, o humor estará representado por Beatriz Gosta, que se apresenta no dia 26 de abril “num formato especial dedicado ao feminismo e ao combate às discriminações e ao preconceito”.

#50anos25abril