Skip to main content
Capa do Evento DIANTHUS CARYOPHYLLUS 1974 - Oficinas de Ilustração O. Azeméis 8mai

“DIANTHUS CARYOPHYLLUS 1974 – Um cravo oferece-se a qualquer pessoa ou a ingenuidade segundo Celeste Caeiro” é um processo de aprendizagem inclusivo, de construção coletiva, de partilha intergeracional e intercultural, de liberdade de expressão, de desmistificação da existência de superioridade racial entre povos, de desenvolvimento pessoal e societal, que promoverá os valores de Abril através da música, com especial complemento da representação, das oficinas de ilustração e da multimédia.

Realizam-se, no dia 8 de maio, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, duas oficinas de ilustração, com alunas/alunos do 1.º ciclo do ensino básico e da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis.

As ações serão dinamizadas pelo ilustrador Bruno Prates Ferreira da DesenhosdoBruno/DesenhosdoBruno – Academia.

A partir de um conjunto de elementos – imagens, áudios, vídeos- que servirão como ignição e motivação à criação artística individual e coletiva, vamos propor aos participantes que, com base na sua realidade, experiência e compreensão, recriem os valores implícitos ao 25 de Abril.

Oliveira de Azeméis, terra onde o associativismo é alma e o trabalho é bandeira, desenha Abril com a dignidade de um povo que nunca deixou de acreditar.

Porque a arte, como um cravo, “oferece-se a qualquer pessoa”.

“DIANTHUS CARYOPHYLLUS 1974 – Um cravo oferece-se a qualquer pessoa ou a ingenuidade segundo Celeste Caeiro” é um dos 45 projetos apoiados em 2024/2025 pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

SAIBA MAIS: https://50anos25abril.pt/iniciativas/arte-pela-democracia/

#50anos25abril