Skip to main content

Quem foi eleito? A Assembleia Constituinte tinha apenas 7% de deputadas, ainda menos que a proporção de mulheres candidatas (15%), mostrando como foram mal posicionadas nas listas. Deste modo, a percentagem de mulheres era praticamente igual à verificada na última legislatura do Estado Novo (6%). Hoje, cerca de um terço dos assentos na Assembleia da República são ocupados por mulheres.

A Constituinte era jovem. 67% dos eleitos tinham menos de 50 anos e a idade média era de 42 anos. Hoje, é de 48 anos. 57% tinham um curso superior, muito mais que a população na altura. Atualmente, cerca de 90% dos deputados têm pelo menos licenciatura ou equivalente. Mas noutras coisas o parlamento não mudou: em 1975, 30% dos deputados eram licenciados em Direito, a mesma percentagem que prevalece atualmente.

Entre os (homens) eleitos para a Constituinte estavam muitos dos que vieram futuramente a comandar as instituições políticas portugueses: um Presidente da República, nove presidentes da Assembleia da República, quatro primeiros-ministros, um Provedor de Justiça e um Presidente de um Governo Regional. Mas estavam também figuras destacadas da cultura e do ensino. Entre outros: Sophia de Mello Breyner, Vasco Graça Moura, José Augusto Seabra, ou Manuel Alegre, escritores; Henrique de Barros, José Medeiros Ferreira, Alfredo de Sousa, Jorge Miranda, Maria Helena Carvalho dos Santos, João Pedro Miller Guerra, Joaquim Romero de Magalhães, ou Mário Mesquita, professores universitários; ou José Niza, músico e compositor.

#50anos25abril