
VOZ – O Poder da Palavra é um concurso nacional de escrita e oratória aberto a todos os jovens residentes em Portugal com idades entre os 15 e os 25 anos, que procura valorizar a oratória, motivar o gosto pela escrita criativa e dar a conhecer novos talentos nas áreas da escrita e da performance.
VOZ – O Poder da Palavra, que vai este ano na sua 5ª edição, é uma iniciativa da Associação A Palavra, em co-produção com o Município de Oeiras.
Este é um dos projetos apoiados pela edição de 2024-25 do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. A edição de 2024-25 teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou 45 projetos que, durante o ano e de norte e a sul do país, vão contribuir para refletir sobre a liberdade e a democracia.
Esta edição do Voz – O Poder da Palavra conta também com o apoio da Rede de Bibliotecas de Oeiras e dos Municípios de São João da Madeira, Beja e Setúbal, bem como o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio do Plano Nacional de Leitura.