Skip to main content

«Venham Mais Cinco – O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa (1974–1975)» inaugura dia 23 em Almada 

Fotografia de Jean-Paul-Miroglio

A exposição «Venham Mais Cinco – O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa (1974–1975)», com curadoria de Sérgio Tréfaut e consultoria histórica de Luísa Tiago de Oliveira, apresenta, pela primeira vez em Portugal, 200 imagens captadas por 30 fotógrafos internacionais que testemunharam a Revolução dos Cravos. A exposição inaugura a 23 de maio, em Almada, e estará patente até 24 de agosto, com entrada gratuita. 

A mostra, instalada no Parque Empresarial da Mutela (em frente à antiga Lisnave), constitui um arquivo visual ímpar da história portuguesa, com imagens publicadas na imprensa internacional, mas até agora nunca reunidas em território nacional. Nomes como Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Jean Gaumy, Dominique Issermann ou Fausto Giaccone retratam manifestações, momentos de tensão política e transformações sociais e culturais num país em rutura e reconstrução. 

A exposição estará aberta ao público de quinta a domingo, das 11h00 às 19h00, e integra também visitas comentadas com fotógrafos e o curador, mediante inscrição. 

Inauguração com presença de autores e visita comentada 

A inauguração realiza-se no dia 23 de maio, às 21h00, no Parque Empresarial da Mutela, em frente à antiga Lisnave, em Almada, e contará com a presença do curador Sérgio Tréfaut, bem como de vários autores e representantes dos fotógrafos presentes na exposição, como Fausto Giaccone, Jean-Claude Francolon, Jean-Paul Paireault, Michel Puech, Vojta Dukát, Patricia Newcomer (viúva e representante de Alécio de Andrade) e Marie-Monique Miroglio (viúva e representante de Jean-Paul Miroglio), que irão partilhar testemunhos e experiências numa visita comentada aberta ao público. A entrada é gratuita. 

Um olhar estrangeiro sobre o 25 de Abril 

As imagens presentes nesta mostra, muitas delas inéditas em Portugal, foram publicadas em jornais e revistas de todo o mundo, fixando em película os momentos cruciais da revolução e do período pós-revolucionário. São assinadas por nomes como Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Jean Gaumy, Dominique Issermann, entre muitos outros. 

A exposição organiza esta narrativa visual em quatro núcleos temáticos: A Festa da Liberdade, Novas Formas de Poder, Independências e Um País Dividido. 

Pensada há décadas por Margarida Medeiros e agora concretizada no momento simbólico das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e das primeiras eleições livres, esta exposição ganha forma pela primeira vez, com os apoios da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril e da Câmara Municipal de Almada. 

Visitas comentadas com fotógrafos e curador 

A exposição tem entrada livre e poderá ser visitada até 24 de agosto, de quinta a domingo, entre as 11h00 e as 19h00. Ao longo do período de exibição, estão previstas várias visitas comentadas de caráter temático, conduzidas por fotógrafos, investigadores e outras personalidades ligadas ao universo da fotografia e da história contemporânea. A participação nestas sessões é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail venhammaiscinco1974@gmail.com

Nos dias imediatamente a seguir à inauguração, já estão agendadas as seguintes visitas comentadas com os autores: no dia 24 de maio (sábado), às 17h, com Jean-Claude Francolon, Fausto Giaccone, Michel Puech, Jean-Paul Paireault e Sérgio Tréfaut; no dia 25 de maio (domingo), às 17h, com Jean-Claude Francolon, Michel Puech, Jean-Paul Paireault e Sérgio Tréfaut; e no dia 31 de maio (sábado), às 17h, com Alain Mingam e Sérgio Tréfaut. 

Dossiê temático disponível no site da Comissão 

Está disponível no site da Comissão um Dossiê Temático digital, que permite explorar uma amostra do que se encontra na exposição e no livro Venham Mais Cinco. O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa 1974–1975, de Sérgio Tréfaut. 

Através de imagens icónicas captadas por fotógrafos internacionais entre 1974 e 1975, este recurso digital oferece um olhar envolvente sobre momentos intensos e transformadores da Revolução — das manifestações populares aos processos de descolonização, passando pelas tensões políticas que marcaram o período. Uma seleção imperdível sobre um dos momentos mais marcantes da história contemporânea portuguesa. Pode consultar este dossiê temático em https://50anos25abril.pt/historia/venham-mais-cinco/

O catálogo da exposição será publicado brevemente pela editora Tinta-da-China.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026  

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.  

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento. 

24/05/2025 - 24/08/2025

#50anos25abril