Skip to main content

“Arquivo 25 de Abril” vence Menção Honrosa atribuída pela Comissão Comemorativa no Prémio Arquivo.pt 2025

O projeto “Arquivo 25 de Abril”, desenvolvido por Miguel Garcia, foi distinguido com a Menção Honrosa “25 de Abril e a Democracia”, atribuída pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril no âmbito da edição de 2025 do Prémio Arquivo.pt. Esta menção especial, criada pela Comissão, contempla um prémio de 5 mil euros e visa destacar o melhor trabalho que utilize o Arquivo.pt como fonte principal para promover o conhecimento sobre o 25 de Abril e a Democracia.

O “Arquivo 25 de Abril” consiste num website que reúne um vasto conjunto de artigos jornalísticos online, provenientes de órgãos de comunicação social de referência, sobre personalidades, movimentos e eventos relevantes antes e durante o 25 de Abril de 1974. Para cada entrada, foi feito um cuidadoso enquadramento histórico, facilitando a contextualização e compreensão dos acontecimentos que marcaram o processo revolucionário.

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 11 de julho, pelas 17h00, durante a sessão de encerramento do Encontro Ciência 2025, no campus da NOVA SBE, em Carcavelos. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

O Prémio Arquivo.pt

O Prémio Arquivo.pt é uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade de serviços digitais FCCN, e distingue anualmente os trabalhos mais inovadores que utilizam a informação preservada em Arquivo.pt – o arquivo da web portuguesa, que permite aceder a páginas online que já não estão disponíveis.

Na edição de 2025, além da menção honrosa atribuída pela Comissão Comemorativa, foram distinguidos mais seis trabalhos: três prémios principais e outras três menções honrosas atribuídas pelo Consórcio Aveiro Media Competence Center (AMCC), pela Associação DNS.pt (.PT) e pelo jornal Público, media partner da iniciativa.

Desde a sua criação, em 2018, o Prémio Arquivo.pt já distinguiu 27 projetos e atribuiu mais de 100 mil euros em prémios, incentivando a reutilização de conteúdos históricos da web para fins educativos, científicos e de memória coletiva.

Promover a memória e mobilizar os mais jovens

A atribuição da Menção Honrosa “25 de Abril e a Democracia” insere-se no espírito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que decorrem até 2026. “Temos procurado promover um maior conhecimento da história recente de Portugal por entendermos que essa é a base para uma sociedade mais participativa, plural e democrática”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa. “Este é um trabalho ainda mais relevante junto das gerações já nascidas em liberdade. O Prémio Arquivo.pt concorre para este objetivo de mobilização dos mais jovens, para que tenham presente que a liberdade foi conquistada e que a democracia tem de ser construída diariamente, por todos.”

Sobre a FCT

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. É um instituto público de regime especial sob tutela e superintendência do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, atingir os mais elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade em todos os domínios científicos e tecnológicos, e estimular a sua difusão e contribuição para a sociedade e o tecido produtivo.

Através da sua unidade de serviços digitais, a FCT tem também como propósito a disponibilização de conectividade de alta velocidade à Internet e serviços de TI para o sistema de ensino superior e investigação português. Estes serviços digitais inserem-se numa infraestrutura de investigação – a Rede RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade e estão acessíveis para todas as entidades aderentes. Esta Rede é transversal a todas as áreas do conhecimento e cobre todo o território nacional. Assegura a colaboração entre os diversos utilizadores das entidades, através de uma única conta institucional. Todos os dias, mais de 600 mil alunos, investigadores e funcionários contam com esta rede nacional de educação e respetivos serviços digitais.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

O ano de 2025 é dedicado às primeiras eleições livres.

#50anos25abril