Seminário “O 25 de Novembro de 1975: 50 anos depois”
No âmbito da evocação do 50.º aniversário do 25 de Novembro de 1975, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril organiza um seminário dedicado à investigação e à reflexão crítica sobre este momento de viragem da Revolução portuguesa de 1974-1975.

Fonte: ANTT, SNI
O 25 de Novembro de 1975 continua a ser objeto de intensos debates historiográficos, políticos e memoriais. Decorridas cinco décadas, pretende-se com este seminário promover uma abordagem inovadora, plural e informada sobre os seus antecedentes, causas, dinâmicas, protagonistas e consequências, tanto no plano nacional como internacional.
O encontro terá lugar no dia 25 de novembro de 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, reunindo testemunhos de protagonistas da época e comunicações de académicos de diferentes áreas disciplinares.
CALL FOR PAPERS
A Comissão lança um convite à comunidade académica para a submissão de propostas de comunicação que contribuam para uma renovação da historiografia e da reflexão crítica sobre este acontecimento, a sua contextualização no processo revolucionário e o seu impacto na democracia portuguesa e nas suas memórias.
Convidam-se académicos e investigadores de diversas áreas das ciências sociais e das humanidades – incluindo, mas não se limitando, à história, à ciência política, à sociologia, aos estudos militares, às relações internacionais, à antropologia e aos estudos culturais – a submeter propostas de comunicação que explorem dimensões inéditas, análises comparativas ou novas interpretações em torno do 25 de Novembro de 1975.
As propostas devem incluir o título da comunicação, um resumo até 500 palavras e uma breve nota biográfica (máx. 200 palavras), e ser enviadas até 30 de setembro de 2025 para coloquios@50anos25abril.gov.pt.
A aceitação das propostas será comunicada até 31 de outubro de 2025.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Aniceto Afonso – Associação 25 de Abril
António Araújo – Fundação Francisco Manuel dos Santos / Instituto de História Contemporânea, NOVA FCSH
António Costa Pinto – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Fernando Rosas – Instituto de História Contemporânea, NOVA FCSH
Luísa Tiago de Oliveira – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Maria Inácia Rezola – Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
Rui Bebiano – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra