Desenvolvida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a iniciativa integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Teve início em 2023, e contou, numa primeira fase, com 50 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, de todo o território nacional. O projeto estender-se-á até 2026 e contará anualmente com a integração de novas escolas. As escolas interessadas deverão contactar o CNE.
Alunos e professores são convidados a recolher informação e testemunhos junto da geração que tem uma memória consciente das vivências antes, durante e após o 25 de Abril. Pretende-se assim estimular o conhecimento e a compreensão dos jovens sobre este período, estimulando a reflexão sobre o seu impacto na construção da democracia.
Um acervo intergeracional e multimédia, em acesso livre
O projeto visa a criação de um acervo de materiais construídos pelos alunos e professores, sustentados por trabalho de pesquisa baseado em entrevistas de caráter intergeracional, e em suportes diversificados: escritos, visuais, auditivos, performativos, etc.
As temáticas a abordar podem também ser bastante diversas. No âmbito das transformações decorrentes da Revolução de Abril, é possível, por exemplo, focar Direitos Humanos e Civis em Portugal no mundo; Educação; Trabalho; Arte e Cultura; Acesso a bens e serviços; ou Migrações e Resistência Política. Caberá sempre à escola a escolha do tema e a forma de abordagem.
O Conselho Nacional de Educação organiza ações de formação com docentes para apoiá-los na conceção, organização e desenvolvimento dos seus projetos à descoberta de Abril. Nestas sessões, abordam-se processos e requisitos da recolha de informação baseada em entrevistas e da análise documental, e discutem-se critérios para a elaboração dos projetos.
Este acervo ficará disponível num site de acesso aberto, permitindo construir uma memória futura.
Escolas aderentes
Agrupamento de Escolas Afonso Albuquerque, Guarda
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia
Agrupamento de Escolas de Alvalade, Lisboa
Agrupamento de Escolas de Bemposta – Portimão
Agrupamento de Escolas de Ílhavo
Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga
Agrupamento de Escolas de Melgaço
Agrupamento de Escolas de Miraflores, Oeiras
Agrupamento de Escolas de Murça
Agrupamento de Escolas de Odemira
Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, Cascais
Agrupamento de Escolas de Vendas Novas
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Porto
Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, Montalegre
Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Bragança
Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior
Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva, Cucujães
Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Porto
Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, S. Domingos de Rana
Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora
Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão
Agrupamento de Escolas Gil Pais, Torres Novas
Agrupamento de Escolas Guia-Pombal, Pombal
Agrupamento de Escolas Henrique Medina, EsposendeAgrupamento de Escolas José Estêvão, Aveiro
Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra
Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, Vila Real
Agrupamento de Escolas n.º 3 de Rio Tinto, Gondomar
Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas
Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, V.F. de Xira
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Santarém
Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro
Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho
Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes, Madalena do Pico
Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Madeira
Escola Básica e Secundária do Nordeste, S. Miguel
Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Funchal
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria
Escola Secundária da Ramada, Odivelas
Escola Secundária de Felgueiras
Escola Secundária de Loulé
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Angra do Heroísmo, Terceira
Escola Secundária Joaquim de Carvalho – Figueira da Foz
Escola Secundária Quinta das Flores – Coimbra
O Conselho Nacional de Educação
O CNE é um órgão independente, com funções consultivas, sendo o presidente eleito pela Assembleia da República. Compete-lhe emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à Educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo.