Skip to main content

Concurso para projetos de investigação sobre o 25 de Abril e a democracia com candidaturas abertas até 19 de dezembro

Estão abertas até 19 de dezembro de 2023 as candidaturas ao Concurso «O 25 de Abril e a democracia portuguesa», promovido no âmbito de um protocolo celebrado entre a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este concurso vai atribuir 500 mil euros a projetos de investigação nos domínios das ciências sociais e humanidades sobre este período da história do país.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril decorrem entre 2022 e 2026. Este arco temporal tem como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual dos acontecimentos que contribuíram para o desgaste e derrube da ditadura, bem como dos que permitiram a construção e afirmação da democracia, de modo a que possamos tirar partido desta efeméride para pensar o futuro. Entendemos que o conhecimento da história é a base para uma sociedade mais participativa, plural e democrática, e mais capacitada para pensar e construir os próximos 50 anos de democracia”.

Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, afirma: “Este concurso pretende reforçar a presença das ciências sociais e humanidades na agenda científica nacional, nomeadamente através de abordagens multi e interdisciplinares em áreas como história, ciência política, direito, sociologia, economia, ciências da educação, antropologia, literatura e artes”.

Projetos individuais, até 18 meses e com financiamento até 25 mil euros

O concurso prevê o financiamento de projetos de investigação de caráter exploratório com uma duração máxima de 18 meses e com um investimento elegível máximo de 25 mil euros.

Destina-se a projetos de investigação apresentados por um único beneficiário, integrado no Sistema de Investigação e Inovação (I&I), nomeadamente, Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D); Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D; outras Instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

As linhas de investigação contempladas são: participação cívica e política; dinâmicas económicas, políticas e sociais; narrativas escritas, visuais e musicais; descolonização e dinâmicas internacionais; história oral e registos memorialísticos; memória da Revolução e da democratização; tratamento arquivístico, digitalização e estudo de acervos documentais relativos ao 25 de Abril e à construção da democracia portuguesa; e criação e disponibilização de recursos educativos que promovam o conhecimento e a memória sobre o 25 de Abril, nomeadamente na educação para a cidadania.

Candidaturas em língua inglesa, online e até às 17h00 do dia 19 de dezembro

As candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa e até às 17h00 (horário de Portugal Continental) do dia 19 de dezembro de 2023, em formulário eletrónico específico e submetidas através da plataforma myFCT.

As informações detalhadas estão disponíveis na página do concurso, em myFCT.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o derrube da ditadura. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) serão revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril