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Projeto educativo intergeracional «Conhecer o Passado para construir o Futuro» apresentado no Seixal

Projeto educativo intergeracional «Conhecer o Passado para construir o Futuro» apresentado no Seixal

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Plano Nacional de Leitura apresentam esta quinta-feira, no Seixal, os resultados do projeto-piloto «Conhecer o Passado para construir o Futuro», desenvolvido em torno do Livro Livre. Esta obra convida o leitor a transformar-se em coautor, num diálogo entre o passado, o presente e o futuro, tendo como pano de fundo os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976. A sessão é de entrada livre e tem início às 19h30, nos Serviços Centrais do Município. As obras desenvolvidas no âmbito do projeto ficam expostas no mesmo espaço até dia 29 de fevereiro.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Queremos tirar partido dos 50 anos do 25 de Abril para promovermos um maior conhecimento da história recente do país, enfatizando as conquistas de Abril e a importância de continuarmos a trabalhar pela qualidade da nossa democracia. A passagem de testemunho entre as gerações ainda com memória da ditadura e as que já nasceram em liberdade é fundamental para cumprirmos esse objetivo e para que possamos, em conjunto, pensar sobre os próximos 50 anos.”

Regina Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura, refere: “Este projeto une de forma paradigmática a leitura, a participação e os valores da democracia e da liberdade. Que seja o livro a motivar o questionamento, a partilha de memórias, o registo de um legado é uma forma de se cumprir o 25 de Abril.”

O Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, salienta: “Temos de honrar e defender o legado de milhares de democratas e antifascistas que, com coragem, integridade e determinação, lutaram contra o fascismo. Cabe a nós, filhos de Abril, defender, hoje, os valores e as conquistas de Abril, construir um presente e um futuro mais justo, defender a Constituição da República Portuguesa, a valorização das funções sociais do Estado e o serviço público”.

Conhecer o passado para construir o Futuro

Conhecer o passado para construir o Futuro

O projeto educativo intergeracional «Conhecer o Passado para construir o Futuro» mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de diferentes disciplinas: uma turma do 6.º ano, da EB 2,3 Paulo da Gama; uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Secundária de Amora; e uma turma da Universidade Sénior. No total, estiveram envolvidos 70 alunos coautores e 12 professores que mediaram o projeto com as suas turmas.

A iniciativa contou também com a colaboração do Município do Seixal.

As sessões foram dinamizadas por Danuta Wojciechowska, que, com Francisco Bairrão Ruivo e Joana Paz, criou o Livro Livre. Participaram professores de disciplinas de História e Geografia de Portugal; Português; Ciências Naturais e Matemática; Cidadania e Desenvolvimento; Tecnologias de Informação e Comunicação; História; Educação Visual; Educação Musical; Língua, Cultura e Comunicação; e Pintura, que acompanharam os alunos na criação dos seus livros, em articulação com os planos curriculares.

A iniciativa decorreu ao longo de quatro meses. Partindo de um workshop de preparação do projeto com os professores, o processo contemplou sessões de apresentação do Livro e de contextualização histórica e sessões de trabalho. Foi dado enfoque, nas diversas disciplinas envolvidas, ao 25 de Abril, aos Direitos Humanos e à Constituição da República Portuguesa. Os alunos foram desafiados a realizar entrevistas, a partilhar testemunhos, e a ilustrar situações e elementos simbólicos. Foram igualmente estimulados a construir uma ponte entre o passado e o presente.

Todo o trabalho de projeto assentou na autonomia do aluno, que criou o seu livro a partir do diálogo com a comunidade, em conexão com os colegas e com a supervisão dos professores.

Encontro de gerações no Seixal: o projeto aberto à comunidade

A última etapa do projeto, aberta à comunidade, contempla um encontro entre os intervenientes, a exposição dos Livros desenvolvidos por cada um dos participantes e a partilha de experiências. Terá lugar esta quinta-feira, dia 22, a partir das 19h30, nos Serviços Centrais da Câmara do Seixal.

A sessão tem início às 19h30, e conta com a participação de Paulo Silva, Presidente da Câmara do Seixal, Andreia Brites, Subcomissária do Plano Nacional de Leitura, e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

Será projetado um curto filme sobre o projeto, seguido de comentários de Danuta Wojciechowska. Terá depois lugar a Conversa a 4 Gerações, moderada por Andreia Brites, com os participantes Simão Antunes (aluno do 6.º C da EB 2,3 Paulo da Gama), Marta Reis (aluna do 9.º A da Escola Secundária de Amora), de Lidigidia Galome (aluna da turma EFA na Escola Secundária de Amora) e de Alice Valadas (aluna da Universidade Sénior do Seixal).

O evento termina com uma visita à exposição de livros cocriados pelos alunos. Esta ficará patente ao público até dia 29 de fevereiro no mesmo espaço municipal.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril propõem diversas Ações para Aprender e Ensinar

Durante 2024, a Comissão irá lançar e dinamizar diversas outras iniciativas de cariz educativo. O Programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril contempla ações de impacto pedagógico no contexto da sala de aula; de envolvimento da comunidade escolar; e de formação destinada a professores e à comunidade docente.

Destacam-se, entre elas, o projeto de educação para a cidadania e desenvolvimento local «50 anos de Democracia, 50 Assembleias participativas jovens», desenvolvido pela start-up de impacto MyPolis.  Este pretende tornar os jovens em agentes de cidadania, levando-os a transformar os territórios em diálogo com os seus representantes políticos através da constituição de Assembleias participativas. Vai levar a Democracia participativa à sala de aula de forma divertida, simples e inclusiva, utilizando recursos e métodos familiares aos jovens, em mais de 20 cidades de Norte a Sul do país.

Incluem-se aqui também Clubes de Leitura sobre “O 25 de Abril e a construção da Democracia”, em parceria com a Secretaria de Estado do Ensino Superior e o Plano Nacional de Leitura; e o projeto “Murais de Abril”, de pintura comunitária de murais numa dezena de cidades, em parceria com o Centro Artístico «A Casa ao Lado» (Vila Nova de Famalicão).

A Campanha «A minha Liberdade é de todos» convida os portugueses a transformarem o lápis azul usado pela censura num símbolo da liberdade de expressão, e a cocriarem um mural digital que será tornado público no dia 25 de Abril. Será desenvolvido um site onde os participantes podem — em uso pleno da sua liberdade de expressão — compor o seu “azulejo digital”, e será dinamizado um roteiro por 25 escolas secundárias do país, de modo a promover a participação dos mais jovens, sensibilizando-os para esta importante conquista de Abril.

A Comissão vai ainda proporcionar o Curso para professores «ChatGPT e H5P no ensino e aprendizagem do 25 de Abril», preparado e ministrado pela Associação de Professores de História (APH), e dirigido a docentes do 2.º ciclo e do 3.º ciclo e secundário.

A proposta completa de iniciativas para Aprender e Ensinar pode ser consultada em 50anos25abril.pt.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026 

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

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