A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Plano Nacional de Leitura desenvolveram o projeto educativo intergeracional «Conhecer o Passado para construir o Futuro», em torno do Livro Livre. Esta obra convida o leitor a transformar-se em coautor, num diálogo entre o passado, o presente e o futuro, tendo como pano de fundo os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976.
A iniciativa, que contou com o apoio do Município do Seixal, mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de diferentes disciplinas: uma turma do 6.º ano, da EB 2,3 Paulo da Gama; uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Secundária de Amora; e uma turma da Universidade Sénior. No total, estiveram envolvidos 70 alunos coautores e 12 professores, que mediaram o projeto com as suas turmas.
As sessões foram dinamizadas por Danuta Wojciechowska, que, com Francisco Bairrão Ruivo e Joana Paz, criou o Livro Livre. Contaram com o contributo de professores das disciplinas de História e Geografia de Portugal; Português; Ciências Naturais e Matemática; Cidadania e Desenvolvimento; Tecnologias de Informação e Comunicação; História; Educação Visual; Educação Musical; Língua, Cultura e Comunicação; e Pintura, que acompanharam os alunos na criação dos seus livros, em articulação com os planos curriculares.
Um projeto-piloto para promover um maior conhecimento da história recente
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril desenvolvem-se em torno dos eixos Memória e Futuro, pretendendo contribuir para uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, e mais participativa, plural e democrática. Este projeto-piloto concorre para esse objetivo, na medida em que a passagem de testemunho sobre o passado, as memórias da ditadura, da construção da democracia e do valor da liberdade são fundamentais para que possamos, em conjunto, pensar e construir os próximos 50 anos de democracia.
A iniciativa decorreu ao longo de quatro meses. Partindo de um workshop de preparação do projeto com os professores, o processo contemplou sessões de apresentação do Livro e de contextualização histórica e sessões de trabalho. Foi dado enfoque, nas diversas disciplinas envolvidas, ao 25 de Abril, aos Direitos Humanos e à Constituição da República Portuguesa. Os alunos foram desafiados a realizar entrevistas, a partilhar testemunhos, a ilustrar situações e elementos simbólicos. Nestas sessões, os alunos foram ainda estimulados a construir uma ponte entre o passado e o presente.
Todo o trabalho de projeto assentou na autonomia do aluno, que criou o seu livro a partir do diálogo com a comunidade, em conexão com os colegas e com a supervisão dos professores.
SOBRE O LIVRO LIVRE
O Livro Livre é um projeto educativo que estabelece um diálogo entre o passado, o presente e o futuro. Com base num conjunto de desafios, apela ao leitor para que se transforme em coautor da obra.
De acordo com os seus autores, Francisco Bairrão Ruivo (textos), Danuta Wojciechowska e Joana Paz (Design e ilustrações), o Livro nasceu como uma forma de comemorar o 25 de Abril, dando a conhecer a crianças e jovens este marco da História de Portugal e o seu legado.
Ao longo de quase 100 páginas, celebra os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 como a sua principal herança e destaca a responsabilidade do que é viver em democracia.
Em simultâneo, desafia o leitor-coautor a resgatar as memórias de quem viveu este período e a registar estas experiências. Através de breves enquadramentos históricos, ilustrações sugestivas e propostas de atividade diversificadas, o Livro Livre constrói um espaço para a reflexão sobre o significado do 25 de Abril.
A experiência de quem participou
«Foi uma (re)descoberta de histórias e partilha de experiências entre gerações, enriquecedora a nível pessoal e social para todos.»
Albertina Morgado
Professora de Cidadania e Desenvolvimento
«O contexto de origem dos alunos Educação e Formação de Adultos, uma africana e um brasileiro, foi determinante na abordagem intercultural da temática. Tal como os nossos alunos do ensino diurno, estes formandos são jovens para quem conceitos como ditadura salazarista e revolução de Abril eram desconhecidos. Aproveitou-se a realização do livro para explorar também figuras icónicas dos seus países de origem no combate à liberdade.»
Custódia Rebocho
Formadora de Cultura, Língua e Comunicação
«Uma das mais-valias deste projeto tem sido o trabalho de equipa desenvolvido, já que o Livro Livre nos convida a trabalhar competências de diferentes disciplinas e a envolver os alunos em atividades de descoberta e reflexão, tão importantes para uma leitura do mundo mais consciente, mais responsável, mais livre.
Tem sido muito gratificante ver o empenho dos nossos pequenos escritores, o orgulho com que se assumem como autores do seu livro, o brio com que têm desenvolvido o seu trabalho e superado as dificuldades encontradas. Em suma, é bom vê-los crescer como alunos e como indivíduos mais capazes de praticar uma cidadania ativa.»
Paula Carvalho
Professora de Português
«Foi gratificante trabalhar neste projeto, não só pelos diferentes momentos de partilha, mas também pelos momentos de reflexão e descoberta que foram proporcionados a estes alunos. Foram abordados temas diversos, que permitiram desenvolver competências nas diferentes disciplinas, até nas menos óbvias, como a Matemática. Considero que foi uma experiência muito enriquecedora para estas crianças.»
Helena Marques
Professora de Ciências Naturais e Matemática
«Ser livre é poder expressar as suas opiniões, trocar impressões, ideias, debater pontos de vista, ir mais além… Contar a história através de um Livro Livre é ter a liberdade de o poder escrever, de registar as diferentes visões e perceções que cada um teve sobre um momento que fez a História.»
Rosa Serra
Professora bibliotecária
«Quando a direção da Unisseixal me convidou, aceitei de imediato, por dois motivos: trazer à memória testemunhos vivos de pessoas que viveram o 25 de Abril e dar força a uma comemoração libertadora, num tempo em que a extrema-direita despudoradamente levanta a cabeça. Recordar e comemorar é também resistir.»
Almerinda Bento
Professora responsável pelo Clube de Leitura da Universidade Sénior do Seixal
«Estou a gostar muito de trabalhar neste projeto, tem sido muito importante porque estamos a aprender bastante e a conhecer melhor a História de Portugal, e também conhecemos pessoas novas.»
Gabriel Silva
Aluno do 6.º C da EB 2,3 Paulo da Gama
«Este projeto tem sido muito importante para mim e para os meus colegas, porque tenho aprendido várias coisas que vou guardar no meu coração por muitos anos.»
Nikolas Costa
Aluno do 6.º C da EB 2,3 Paulo da Gama