«A Cidade e a Revolução»: novo volume da coleção «O 25 de Abril Visto de Fora»

O livro A Cidade e a Revolução, de Pedro Ramos Pinto, será publicado pela primeira vez em Portugal, no âmbito da coleção «O 25 de Abril Visto de Fora», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a editora Tinta-da-china.
Tendo como foco a cidade de Lisboa e o ponto de vista dos moradores, a sua organização e o seu crescente papel político, «A Cidade e a Revolução constitui um estudo pioneiro sobre as origens e o papel dos movimentos sociais urbanos durante o período da Revolução de 1974-1975. Com base numa investigação empírica rigorosa, o autor propõe uma nova perspetiva sobre a mobilização popular e a sua influência na transição democrática portuguesa.
Para Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, trata-se de “um estudo rigoroso e inovador sobre a participação popular no processo revolucionário português, que resgata o papel central dos movimentos sociais urbanos na construção da democracia”. Considera ainda que esta obra oferece “uma leitura renovada da revolução, centrada na ação coletiva dos moradores e nas dinâmicas de cidadania insurgente”.
Também António Costa Pinto, coordenador da coleção, destaca o contributo da obra ao reconstituir e analisar “a dinâmica da mobilização social ocorrida em Lisboa em 1974-1975”, ilustrando “como esta desempenhou um papel fundamental na transição” e evidenciando “o legado positivo que deixou na consolidação dos direitos sociais na democracia portuguesa”.
A tradução da obra é da autoria de Gonçalo Puga. O livro estará disponível nas livrarias a partir de 21 de agosto.
A coleção «O 25 de Abril Visto de Fora»
A coleção «O 25 de Abril Visto de Fora» contempla um total de dez obras até agora inéditas em português, a maioria da autoria de investigadores estrangeiros. Com direção científica de António Costa Pinto, a coleção propõe uma nova leitura da Revolução e da consolidação democrática portuguesa, vista a partir de fora. A publicação dos volumes decorre até 2026, acompanhando o programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Mais informações: https://50anos25abril.pt/iniciativas/o-25-de-abril-visto-de-fora
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até finais de 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começaram a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.
O ano de 2025 é dedicado às primeiras eleições livres, marco central da construção da democracia portuguesa.