Skip to main content

«A Política no Portugal Contemporâneo» apresentado na Feira do Livro, em Lisboa: uma obra essencial para compreender a consolidação democrática portuguesa

Fotografias: Rute Dias

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril apresentou no dia 9 de junho, na Feira do Livro de Lisboa, o mais recente volume da coleção «O 25 de Abril Visto de Fora»: A Política no Portugal Contemporâneo: os partidos e a consolidação da democracia, da autoria dos politólogos Thomas C. Bruneau e Alex Macleod.

Com a chancela da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, a coleção «O 25 de Abril Visto de Fora» dedica-se à divulgação de estudos internacionais inéditos sobre a Revolução de 1974-1975 e o processo de transição para a democracia em Portugal, nunca antes traduzidos ou editados no país. Para saber mais, consulte: https://50anos25abril.pt/iniciativas/o-25-de-abril-visto-de-fora/ 

Uma coleção que abre novas perspetivas

Durante a sessão, António Costa Pinto sublinhou o espírito que preside à coleção: tornar acessível ao público português investigações académicas estrangeiras sobre o período revolucionário e a construção da democracia portuguesa, até agora pouco conhecidas no espaço nacional. O coordenador da coleção destacou o valor histórico e científico dos volumes publicados até ao momento, que incidem sobre distintas dimensões da transição democrática portuguesa. Salientou ainda a importância da análise comparativa que atravessa toda a coleção.

O papel dos partidos na democracia portuguesa

A comissária executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, participou também na sessão, onde destacou a importância da obra no contexto das celebrações. Realçou que o livro, publicado originalmente em 1986, oferece uma análise rigorosa e detalhada do papel dos partidos políticos na consolidação da democracia em Portugal, num momento em que a jovem democracia ainda se encontrava em construção. Para Maria Inácia Rezola , esta é uma leitura essencial para compreender não apenas o pós-25 de Abril, mas a própria natureza do sistema democrático que emergiu da Revolução.

Um contributo pioneiro para a ciência política

O cientista político Michael Baum, que também interveio na apresentação, enquadrou o livro na vaga de estudos pioneiros produzidos por académicos internacionais nos anos imediatamente posteriores ao 25 de Abril. Sublinhou a sua relevância para a ciência política portuguesa, referindo que A Política no Portugal Contemporâneo foi uma das primeiras obras a utilizar sondagens de opinião como ferramenta analítica no estudo da transição democrática portuguesa, introduzindo uma abordagem empírica inovadora à investigação sobre o período pós-revolucionário.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026 

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano é dedicado a um tema prioritário, como o objetivo de reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia portuguesa. 

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) — Descolonização, Democratização e Desenvolvimento — constituem os eixos temáticos das celebrações, materializados em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a consolidação democrática e o progresso social e económico. 

#50anos25abril