O #2 Encontro «Transmalhar» acontece no dia 20 de janeiro, na ilha de São Miguel, e conta com a participação de Paulo Raposo e Emiliano Dantas.
No dia 20 de janeiro, entre as 10h e as 17h, a associação cultural Anda&Fala propõe uma caminhada na ilha de São Miguel, com o objetivo de explorar a relação que estabelecemos com o território do quotidiano.
No #2 Encontro «Transmalhar», os antropólogos Paulo Raposo e Emiliano Dantas convidam-nos a imaginar coletivamente formas de democracia, a partir do modo como nos podemos relacionar entre espécies. Enquanto caminhamos sobre ‘linhas’ e nos deparamos com ‘nós’ e ‘encruzilhadas’, teremos como desafio observar com detalhe o que nos é próximo, e aproximarmo-nos do que nos é desconhecido.
Paulo Raposo, é antropólogo e professor no ISCTE. Investiga em Portugal, Espanha e Brasil sobre temáticas como o corpo, ritual, património, turismo e, sobretudo, performances culturais, práticas artísticas e ativismo político.
Emiliano Dantas é fotógrafo e antropólogo visual. Junto com Paulo Raposo, colabora com o Laboratório de Audiovisuais do CRIA – ISCTE.
«Transmalhar» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.