Skip to main content
Capa do Evento 25 de Abril de 1974, Quinta-feira - Fotografia de Alfredo Cunha

Cinquenta anos depois do 25 de Abril, esta exposição celebra a liberdade conquistada em 1974. Organizada em três núcleos, é o olhar do fotógrafo que testemunhou e registou quase todos os momentos do dia e dos meses que se lhe seguiram que organiza e traduz a reflexão de Carlos Matos Gomes, militar do Movimento dos Capitães que nos fala Da guerra à liberdade; de Adelino Gomes, o jornalista suspenso que, conseguindo um microfone emprestado, colocou a Revolução na rádio, eternizando o dia 25 de abril de 1974, quinta-feira; e de Fernando Rosas, ativista na clandestinidade e historiador, que reflete como o movimento se torna uma revolução em Depois de Abril.

Os seus olhares, em 56 fotografias mais ou menos conhecidas e icónicas, surpreendentes no seu conjunto, confrontam os visitantes com os antecedentes, a sequência hora a hora do dia decisivo e as convulsões de um país em transformação acelerada.

Recordam os protagonistas e heróis daquele dia em Lisboa, com o Tejo a abraçar as duas margens, em que a população contrariou as indicações de segurança e ocupou a rua, surpresa, comovida, apoiando os jovens soldados e forçando a revolução.

A exposição integra reproduções de gravuras de Alexandre Farto/Vhils sobre uma fotografias de Alfredo Cunha e um slide show com música original de Rodrigo Leão, fotografias de Alfredo Cunha e realização e edição de Miguel Brugo Rocha.

Inauguração: 11 de abril de 2024, às 19h00

Crédito de imagem: Alfredo Cunha

Condições de acesso ao evento

Consultar bilheteira do Museu de Almada: https://www.cm-almada.pt/museus

Inscreva-se aqui!

#50anos25abril