A exposição «25 de Abril em 12 acordes», inspirada na música “Liberdade” de Sérgio Godinho, é uma reflexão sobre a transição para a democracia. Depoimentos e instalações artísticas destacam uma época de mudança social e cultural. Estruturada em torno do refrão “Paz, o Pão, Habitação…” , a exposição celebra a Revolução de Abril, tornando-a o ponto central de uma narrativa emotiva e inspiradora.
Na Biblioteca Palácio Galveias, as portas abrem-se para apresentação da exposição colaborativa «25 de Abril em 12 acordes», que une as 12 secretarias-gerais, em homenagem ao quinquagésimo aniversário da Revolução dos Cravos.
A exposição propõe aos visitantes uma narrativa progressiva sobre as alterações sociais e culturais que moldaram a sociedade portuguesa na viragem para a democracia. O projeto, que procura inspiração na música do artista Sérgio Godinho “Liberdade”, parte do refrão “Paz, Pão, Habitação, Saúde e Educação” para refletir sobre o contributo de cada área governativa na melhoria das condições de vida e direitos conquistados ao longo dos últimos 50 anos.
A exposição inclui depoimentos da época, instalações artísticas, fotografias históricas e poderosos documentos à guarda das secretaria-gerais, que testemunham um tempo em transição.
«25 de Abril em 12 acordes» convida o cidadão a ressignificar o legado da Revolução dos Cravos nas nossas vidas, reafirmando a necessidade de valorizar a liberdade, a justiça social e a dignidade humana.