Nesta exposição reúnem-se várias maletas pedagógico-artísticas que celebram os 50 anos da revolução de Abril, realizadas pelos alunos, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais, da Universidade Lusófona de Lisboa, no ano letivo de 2022/23. Estes objetos tomam como referência a Boîte-en-Valise de Marcel Duchamp, assumindo-se como pequenos museus portáteis que se podem usar em contextos formais ou não formais de ensino.
Cada maleta é em si um objeto artístico, com uma forte presença no espaço, podendo ser exposto como tal. No entanto, contém no seu interior vários outros objetos de menor dimensão, concebidos para suscitar diversas atividades a desenvolver com os participantes ou alunos.
As maletas reunidas nesta mostra abordam aspetos relacionados com o 25 de Abril, contrapondo o antes ao depois da revolução. Esta proposta pretende reconciliar o papel do professor com o de criador de objetos pedagógico- artísticos, assim reiterando a necessidade de uma prática artística regular como condição essencial para o ensino das artes.