O “Ançãble”, constituído por uma família da Ançã, é um conjunto vocal que se tem dedicado à música sacra portuguesa, com natural incidência sobre o período áureo (séc. XVI – XVII), segundo uma classificação comumente aceite, da música vocal em Portugal. O seu trabalho baseia-se amplamente na investigação em arquivos musicais significativos tais como a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Biblioteca Nacional, Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa, Arquivo do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, Arquivo do Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, Arquivo Capitular da Ciudad Rodrigo, Biblioteca Vaticana, Arquivo do Cabido de S. João de Latrão e Biblioteca do Conservatório de Santa Cecília, em Roma.
Deve-se a dispersão destes fundos usados pelo “Ançãble” em grande parte à assídua colaboração desde 1995 com o Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, onde se tem deslocado anualmente para realizar recitais de música sacra portuguesa em que apresenta naturalmente numerosas primeiras audições modernas resultado da investigação do seu diretor.
A discografia do “Ançãble” conta já com a participação num CD da Public-Art de Coimbra com música inédita de Coimbra, a gravação de três CDs correspondentes a outros tantos concertos na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, o fundo musical para o CD-ROM das Crónicas de D. Manuel e do Príncipe D. João de Damião de Gois, edição da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e Comissão do Congresso Damião de Góis e o humanismo europeu 1502-2002, bem como a gravação do concerto que realizou naquele congresso, a pretexto da execução da integral das obras conhecidas daquele humanista e músico português, entre outras iniciativas.
Também a divulgação dos atuais e principais compositores de música sacra portugueses tem merecido a sua atenção, fazendo já parte do seu reportório obras a si dedicadas pelo compositor bracarense Joaquim dos Santos. Tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal (Coimbra, Braga, Aveiro, Póvoa de Varzim, Monção, Trofa), Espanha, Itália e Brasil.
Desta feita, o “Ançãble” procura destacar o legado musical suscitado pelas canções de José Afonso, no âmbito e contexto da canção polifónica em Portugal na segunda metade do século XX.