Leiria tem vindo a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com um vasto programa de iniciativas com o intuito de destacar esta efeméride que constitui um dos momentos mais marcantes da democracia portuguesa.
Ao celebrar meio século de regime democrático, foi preparado um amplo programa comemorativo, com o intuito de reforçar o legado associado aos valores de abril, da democracia e da liberdade.
Pela relevância e simbolismo de meio século de democracia, Leiria vai receber ao longo do mês de abril mais de 50 iniciativas, entre exposições, conversas, concertos, homenagens, sendo um dos pontos altos da programação a realização da Festa do Povo, de 24 a 28 de abril.
Fruto da colaboração com os grupos folclóricos do concelho, a zona da Marachão acolhe um espaço de gastronomia, com ementas tradicionais e o Jardim Luís de Camões receberá uma mostra de artesanato ao vivo.
Também os grupos de teatro participarão na Festa do Povo, com teatralizações encenadas e deambulantes em espaços como a Praça Rodrigues Lobo, o Largo 5 de outubro e o Jardim Luís de Camões.
A música assume particular relevância nesta iniciativa, com vários concertos agendados, todos com entrada gratuita.