Skip to main content
Capa do Evento A Grande Emissão do Mundo Português | Ceira | 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura

O espetáculo «A Grande Emissão do Mundo Português» vai até à União das Freguesias de Assafarge e Antanhol. Esta digressão marca o arranque do projeto «3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura», que, inspirado pelas Campanhas do MFA, procura trabalhar o acesso cultural de populações deslocadas do centro da cidade de Coimbra.

«A Grande Emissão do Mundo Português» é um espetáculo criado em 2018 pelo Teatrão que nos confronta com o papel da rádio na propaganda do Estado Novo. Num estúdio da Emissora Nacional, cinco trabalhadores levam a cabo um programa que dura 21 anos de vida de um país, numa 1h30m de emissão. O seu início, em 1940, é marcado pela mudança na direção da Emissora: a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro. O programa passa então a ser coproduzido com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando “educar sem aborrecer a nação”. O público em estúdio assiste ao programa, que segue um alinhamento variado, com bonitas atrações para entreter as famílias e não aborrecer, nunca aborrecer nem sair do lugar.

O Projeto

Além desta digressão, o projeto inclui um seminário/exposição cocriado com o Centro de Documentação 25 de Abril, a realizar em maio. Serão criados Conselhos de Freguesia que, a partir de julho, se vão reunir para que, num primeiro encontro, o trabalho deste seminário seja mostrado e discutido.

«3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

SAIBA MAIS

#50anos25abril