Maria Helena Vieira da Silva, Liberdade, 1984, têmpera, Coleção de Arte Contemporânea do Estado (em depósito na Câmara Municipal de Aveiro).
A pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva é autora de dois dos mais emblemáticos cartazes alusivos à Revolução. «A poesia está na rua» e «25 de Abril de 1974» tornaram-se ícones deste momento histórico e símbolo das manifestações artísticas em torno do fim da ditadura e da chegada da Liberdade.
A exposição «A Nós a Liberdade» (título inspirado na designação de uma série de pinturas de 1934 À nous la liberté) reúne um conjunto de obras que celebra a ideia de Liberdade, evocada, ora através da referência a acontecimentos históricos vivenciados pela pintora, ora através de abordagens mais poéticas e pessoais que são o fruto da autonomia e independência com que Vieira trilhou o seu caminho como Pintora e como Cidadã do mundo.
Organizada pela Fundação Arpad-Szenes-Vieira da Silva em parceria com a Assembleia da República, tem curadoria de Joana Baião.
Horários:
Segunda, terça e sábado das 10:00 às 19:00
Quartas 10:00 às 13:00
Sextas: 14:00 às 19:00
A exposição encerra às quintas e domingos