Skip to main content
Maria Helena Vieira da Silva, Liberdade, 1984, têmpera, Coleção de Arte Contemporânea do Estado (em depósito na Câmara Municipal de Aveiro).

 

A pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva é autora de dois dos mais emblemáticos cartazes alusivos à Revolução. «A poesia está na rua» e «25 de Abril de 1974» tornaram-se ícones deste momento histórico e símbolo das manifestações artísticas em torno do fim da ditadura e da chegada da Liberdade.

 

A exposição «A Nós a Liberdade» (título inspirado na designação de uma série de pinturas de 1934 À nous la liberté) reúne um conjunto de obras que celebra a ideia de Liberdade, evocada, ora através da referência a acontecimentos históricos vivenciados pela pintora, ora através de abordagens mais poéticas e pessoais que são o fruto da autonomia e independência com que Vieira trilhou o seu caminho como Pintora e como Cidadã do mundo.

Organizada pela Fundação Arpad-Szenes-Vieira da Silva em parceria com a Assembleia da República, tem curadoria de Joana Baião.

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

#50anos25abril