Skip to main content
Capa do Evento Abertura das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em França

A primeira decorrerá em Lyon, no dia 11 de janeiro de 2024, e abordará o impacto global da Revolução e o contexto internacional em que esta teve lugar. Sob o título 50 ans après: les répercussions mondiales de la Révolution des œillets, a conferência será aberta pelo Embaixador de Portugal em França e contará com as intervenções de:

Francisca Van Dunem, antiga Ministra da Justiça de Portugal; Hélder Vaz, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau junto do Reino da Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega; Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da União Europeia;
Ungulani Ba Ka Khosa, cofundador da revista literária Charrua, vice-diretor do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique, diretor do Instituto Nacional do Livro e dos Registos e secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos; Yves Léonard, historiador, autor de inúmeras obras, incluindo uma História da Nação Portuguesa (Tallandier, 2022) e uma biografia de Salazar (Edições 70/ Grupo Almedina, 2023; a publicar pela Perrin em 2024).

Também no dia 11 de janeiro, terá lugar a inauguração da exposição Portugal: 25 avril 1974, enfin la liberté! na Câmara Municipal de Lyon, comissariada por Jean-François Chougnet, e com design e cenografia de José Albergaria. Este evento é uma produção conjunta do Camões – Centro Cultural Português em Paris e da Embaixada de Portugal em França.

#50anos25abril