Skip to main content

Sistema Eleitoral Português: Como funciona? Como reformar?

O sistema eleitoral utilizado nas eleições legislativas portuguesas, de representação proporcional e recurso à fórmula D’Hondt, apresenta um grande grau de estabilidade no panorama europeu, ao mesmo tempo que tem sido alvo da proposta de várias reformas, nunca concretizadas. Neste workshop, dissecamos a natureza do sistema eleitoral usado, bem como as suas vantagens e desvantagens relativas, e abordamos as motivações das propostas de reforma do sistema eleitoral realizadas e da sua não implementação. Participação livre e gratuita.Formador: José Santana Pereira (Nisa, 1982) é professor de Ciência Política no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, tem, nos últimos 15 anos, desenvolvido investigação na área do comportamento eleitoral e da opinião política, bem como sobre sistemas eleitorais, a relação entre política e entretenimento, ou os efeitos dos média. É casado e tem dois gatos.

Sobre a iniciativa #NÃO PODIAS

No âmbito da campanha #NãoPodias – que pretende envolver os jovens nas Comemorações do cinquentenário da Revolução, desafiando-os a refletir sobre a ideia de Liberdade – a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril organiza um conjunto de Conversas e Workshops sobre liberdade e democracia.

Este workshop é promovido pela Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril em parceria com o Gerador, uma plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação.

Condições de acesso ao evento

Gratuito com inscrição prévia

#50anos25abril