Skip to main content
Capa do Evento Amor e Formigas

AMOR E FORMIGAS é o segundo espetáculo criado pela dupla DOIS.ARTISTAS.CLANDESTINOS, composta por Bárbara Soares e Marco Ferreira.

O ponto de partida para AMOR E FORMIGAS está no universo da resistência, vivência e consequente performatividade dos casais que mergulharam na clandestinidade durante a ditadura em Portugal.

Num contexto de medo, a clandestinidade foi o caminho encontrado para pôr em marcha um “colectivo de resistência que sonhava com um mundo diferente do que o que conheciam, passível de ser enfrentado, alterado”, escreveu Vanessa de Almeida no seu livro “Mulheres da Clandestinidade”.

Através de uma investigação que procurou cruzar as convicções e as histórias ou memórias destas vivências com as inquietações dos próprios criadores, AMOR E FORMIGAS ganhou forma a partir da pergunta: serão as nossas convicções mais profundas o último reduto da liberdade?

Depois de uma primeira residência artística em 2023 durante o Festival Noites na Nora em Serpa, a dupla continuou a sua pesquisa através da investigação de relatos, livros de memórias e entrevistas realizadas a casais que viveram na clandestinidade. O resultado é um texto de teatro original e um espetáculo que privilegia a relação público-ator que flutua entre a narração, o conflito e os momentos poéticos, num formato site-specific, que acontece nas ruas e numa casa da cidade de Serpa.

Com estreia marcada para dia 19 de Setembro, às 21h30, no Centro Artístico – Cultura Viva, da Baal17, AMOR E FORMIGAS estará em cena também a 20 e 21 de Setembro. A lotação do espetáculo é limitada e por essa razão aconselhamos a reserva antecipada do bilhete.

Este espetáculo conta ainda com o apoio à criação da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação G.D.A.

#50anos25abril