De Elisa Pône
A experiência enquanto espetador de fogo de artifício mostra-nos que em primeiro lugar se destaca a luz; as faíscas coloridas, bolas de fogo e linhas de fuga registadas no céu. Depois é que nos chega o som. Uma coisa viajando mais rapidamente que a outra, de uma certa forma, a parte sonora já é uma recordação.
O evento de 2024 acontece no lugar físico dos encontros de 1976 e os eventos em tempo real sobrepõem-se às recordações da altura. As tecnologias de hoje dão-nos um sentimento de sincronização através da atualização constante dos fluxos de informação, mas o que serão os acontecimentos colaterais? O que é que se esconde e nos escapa neste processo?
Lembro-me das experiências de caça aos fantasmas nas gravações sonoras chamadas FVE (fenómeno da voz eletrónica ou electronic voice phenomena) e popularizadas no início de 1970 por Konstantin Raudive. Lembro-me do entusiasmo altamente contagioso do meu professor Don Foresta quando ele nos contou a sua primeira troca de imagem online através do telefone em 1981.
Lembro-me que os primeiros telégrafos eram conjuntos de paus de madeira articulados em cima de torres e montes. Lembro-me que aguento a distância física com os meus próximos graças ao som das suas vozes no auscultador. Lembro-me do relatório do Alain Damasio sobre o projeto de recriações digitais de pessoas falecidas com IA. Pergunto-me o que é que seria satisfatório para acalmar o aflito da mente e do corpo?
Assim, chego a um trabalho sobre desejo, presença e de simultaneidade transtornada. Juntando gravações áudio de 1976 com retransmissões em direto das performances e oficinas atuais, aproveito o delay longo (50 anos) e o delay curto (6 segundos) na transmissão para permitir ao pensamento vaguear e criar linhas de fuga.
«ANDOR! ENCONTROS, MANIFESTAÇÕES DE RUA E ESPAÇOS VIVOS NA PÓVOA DE VARZIM (1976-2024)» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
Organização:
Performing The Archive
Apoio:
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
KTH- Royal Institute of Technology
Agradecimentos:
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto
Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim
Cine-Teatro Garrett
Varazim Teatro