Skip to main content

«O Levantamento das Caldas» é o novo episódio do programa «De Cravo ao Peito», que vai para o ar a 14 de março.

No dia 16 de março de 1974, as tropas do Regimento de Infantaria n.º 5 das Caldas da Rainha avançaram para Lisboa para tomar o aeroporto. Começou ali um levantamento contra o regime, mas que duraria pouco tempo. A revolta parou às portas da capital. Os homens foram mandados regressar quando se soube que, ao contrário do previsto, os militares de outros quartéis não haviam saído. Travados pelo cerco das forças leais ao regime, renderam-se ao final da tarde. O levantamento das Caldas deu-se dois dias depois das demissões dos generais Francisco da Costa Gomes, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, e António de Spínola.

Neste episódio, resgatamos a memória dos acontecimentos numa entrevista, inédita em rádio, ao capitão Virgílio Varela e ao coronel Armando Marques Ramos, que comandou as tropas.

Voltamos a ouvir «Grândola, Vila Morena» cantada por milhares de pessoas no dia 29 de março, no Coliseu de Lisboa.

 

O programa «De Cravo ao Peito»

Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a Antena 1 relata o caminho até ao golpe militar de 1974 e todo o percurso do processo de democratização até 1976. O programa «De Cravo ao Peito» dá ainda conta de como, nos dias de hoje, o país celebra a Liberdade. As histórias reúnem testemunhos dos acontecimentos e especialistas, tirando também partido do vasto arquivo sonoro da rádio pública.

«De Cravo ao Peito» começou em março de 2022 e prolongar-se-á até dezembro de 2026, evocando, num primeiro momento, os acontecimentos determinantes para o sucesso do golpe militar, e, a partir de 2024, os momentos fulcrais para a construção da democracia. Assim, esta viagem sonora acompanha a trilha das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O programa, da autoria de Mário Galego, pode ser ouvido mensalmente, em antena, mas também em podcast. O objetivo, explica o autor, é levar “um pedaço relevante da história recente de Portugal a todos”, quer aos que a viveram, quer aos que “pretendem saber porque é que a Liberdade é tão importante nas nossas vidas”.

Todos os episódios disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e em antena1.rtp.pt.

 

Mário Galego

Mário Galego nasceu na Nazaré, em 1969. É jornalista desde 1987. Assumiu o cargo de diretor de informação da Antena 1 em agosto de 2023. Os trabalhos que publicou na rádio ao longo da sua carreira receberam inúmeras distinções, nomeadamente, em 2014, o Prémio Gazeta de Jornalismo, na categoria de Rádio, pela reportagem «Cante da Humanidade», sobre o Cante Alentejano.

#50anos25abril