Skip to main content

#NãoPodias Adoecer é o tema do próximo episódio do programa que recorda algumas proibições que só tiveram fim depois do 25 de Abril. Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes recebem em estúdio o Professor Catedrático Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e antigo Diretor-Geral da Saúde Constantino Sakellarides e a psicóloga clínica e sexóloga Tânia Graça.

 

Constantino Sakellarides

É Professor Catedrático Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e membro do Conselho-Geral da “Fundação para a Saúde – SNS”. 

É licenciado em Medicina (Lisboa) e doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública (Houston, Estados Unidos). 

Foi médico rural e Delegado de Saúde, no Bárue, Moçambique; Diretor de um centro de saúde, em Lisboa, Presidente da ARS de Lisboa e Vale to Tejo e Diretor-Geral da Saúde. Foi Presidente da Associação Europeia de Saúde Pública e Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa. 

Entre outras distinções, recebeu a Medalha de Ouro de Serviços Distintos, em 2006, pelo Ministério da Saúde de Portugal e o Prémio Nacional de Saúde, em 2019. 

Nasceu 33 anos antes do 25 de Abril. 

 

Tânia Graça

É Psicóloga Clínica formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e Sexóloga formada pelo Instituto Europeo de Formación y Consultoria. 

Reúne no seu Instagram uma comunidade de mais de 287 mil pessoas, trazendo conteúdos sobre sexualidade e relacionamentos, pautados por conhecimento científico e promovendo literacia em saúde mental e sexual. 

Além da sua plataforma de comunicação, assina também uma coluna no Jornal Público; apresenta o podcast da Antena 3, “Voz de Cama” (juntamente com Ana Markl); tem presença habitual em canais televisivos; dá formação a empresas, universidades e em eventos para a comunidade médica; representou Portugal duas vezes na Comissão Europeia em Bruxelas e Estrasburgo pelo seu impacto social e na igualdade de género no seu país; e mantém ainda a sua prática clínica.

Nasceu 17 anos depois do 25 de Abril.

 

O Programa #NãoPodias

Sábado sim, sábado não, até aos 50 anos do 25 de Abril, Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes vão receber em estúdio duplas de convidados para viajar até um Portugal sem liberdade e refletir sobre os próximos 50 anos de democracia.

Cada episódio #NÃOPODIAS vai focar-se numa das proibições escolhidas pela Comissão para a Campanha (Votar, Expressar-te, Discordar, Viajar livremente, Reunir-te, Beijar, Ter férias pagas, Sonhar com um curso, Defender-te, Adoecer, Ser Europeu), e contará com dois convidados: um nascido em ditadura, que ajudará a recordar o passado; e outro nascido em democracia, para ajudar a pensar o futuro.

Todos os episódios disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e em antena3.rtp.pt.

 

A Campanha #NãoPodias

campanha #NÃOPODIAS é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, que recorda algumas das proibições da ditadura.

Especialmente dirigida aos jovens, a campanha desafia-os a escolherem uma de várias proibições impostas aos portugueses durante a ditadura e a partilharem essa informação e as suas reflexões nas plataformas digitais, tirando partido dos recursos visuais criados para ilustrar cada #NãoPodias bem como da respetiva explicação.

Condições de acesso ao evento

Online

#50anos25abril