Skip to main content

9 de dezembro, às 10:00, na Antena 3

#NãoPodias Beijar é o tema do próximo episódio do programa que recorda algumas proibições que só tiveram fim depois do 25 de Abril. Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes recebem em estúdio a humorista Beatriz Gosta e o antropólogo Miguel Vale de Almeida.

Beatriz Gosta
Nasceu na Rua da Serpente (Rechousa, Vila Nova de Gaia) em 1982. Foi Exploradora da Patrulha Lobo no Agrupamento 465 dos Escuteiros de Santo Ovídeo. Aluna aplicada, fez a catequese com os seus sapatinhos de pala azul-marinho de berloque e uma linda saia-calção. Na adolescência, mudou-se para o Porto e descobriu a boémia e os rapazes. Contrariando uma educação conservadora, escondia o pijama na garagem e fugia de casa com as amigas, ao som do «Just Girls» das Amarguinhas.

Depois de ganhar vida através de um vídeo blog em 2015, alcançou um lugar de destaque no meio digital, dando rapidamente o salto para a rádio e televisão. Atingiu grande notoriedade junto do público e conseguiu conquistar os corações de várias gerações com o seu jeito único de ser e abordar até os assuntos mais sensíveis. Em 2019, Beatriz Gosta subiu ao palco pela primeira vez, no Teatro Villaret, com o espetáculo «Quem Acredita Vai», em sucessivas apresentações esgotadas. Um sucesso imediato que a levou a percorrer o país de norte a sul, estabelecendo-a como uma das principais vozes da nova geração de humoristas portuguesas. Em 2023, estreou o seu mais recente espetáculo de stand up, «Resort».

Beatriz Gosta conta as suas melhores histórias, no seu linguajar próprio e com o seu jeitinho inconfundível de ser, para que todas as mulheres soltas e desvairadas deste mundo se sintam menos sós e mais orgulhosas da sua liberdade.

Miguel Vale de Almeida

Doutorado em Antropologia, é professor catedrático no ISCTE-IUL e investigador do CRIA, onde dirigiu, até 2015, a revista Etnográfica. A sua pesquisa – com trabalho de campo em Portugal, Brasil, Espanha e Israel/Palestina – tem versado questões de género e sexualidade, bem como etnicidade, raça e pós-colonialismo. Tem vários livros publicados em Portugal e no estrangeiro, destacando-se «Senhores de Si: Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade», «Um Mar da Cor da Terra: Raça, Cultura e Política da Identidade», «Outros Destinos: Ensaios de Antropologia e Cidadania», «A Chave do Armário. Homossexualidade, casamento, família», «Aliyah. Estado e subjetividades entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina», sendo o mais recente «Pedra Branca. Rosa Feldman, uma história de vida do século XX», em co-autoria com Ethel Feldman.

Além de cronista e comentador, tem sido ativista dos direitos LGBT e foi eleito Deputado à Assembleia da República em 2009, tendo estado envolvido na aprovação do casamento igualitário.

Nasceu 14 anos antes do 25 de Abril.

O Programa #NãoPodias

Sábado sim, sábado não, até aos 50 anos do 25 de Abril, Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes vão receber em estúdio duplas de convidados para viajar até um Portugal sem liberdade e refletir sobre os próximos 50 anos de democracia.

Cada episódio #NÃOPODIAS vai focar-se numa das proibições escolhidas pela Comissão para a Campanha (Votar, Expressar-te, Discordar, Viajar livremente, Reunir-te, Beijar, Ter férias pagas, Sonhar com um curso, Defender-te, Adoecer, Ser Europeu), e contará com dois convidados: um nascido em ditadura, que ajudará a recordar o passado; e outro nascido em democracia, para ajudar a pensar o futuro.

Todos os episódios disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e em antena3.rtp.pt.

A Campanha #NãoPodias

A campanha #NÃOPODIAS é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, que recorda algumas das proibições da ditadura.

Especialmente dirigida aos jovens, a campanha desafia-os a escolherem uma de várias proibições impostas aos portugueses durante a ditadura e a partilharem essa informação e as suas reflexões nas plataformas digitais, tirando partido dos recursos visuais criados para ilustrar cada #NãoPodias bem como da respetiva explicação.

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre|Online

#50anos25abril