Skip to main content

#NãoPodias Reunir-te é o tema do próximo episódio do programa que recorda algumas proibições que só tiveram fim depois do 25 de Abril. Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes recebem em estúdio Isabel do Carmo, médica endocrinologista e uma das figuras mais destacadas nas revoltas estudantis de 1962 e do Processo Revolucionário em Curso; e o escritor e músico Kalaf Epalanga.

 

Isabel do Carmo 

Médica especialista em Endocrinologia, Diabetes e Nutrição, foi durante anos diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria. É professora associada com agregação da Universidade de Lisboa.

Enquanto estudante e dirigente da Comissão Pró-Associação da Faculdade de Medicina, participou nas revoltas estudantis de 1962, tendo sido a primeira mulher a pedir a palavra em assembleias essencialmente masculinas. 

Foi presa pela PIDE em 1970 e, de novo, em 1972, na sequência do assassinato pela PIDE do estudante universitário José Ribeiro Santos. 

Em 1973 fundou, com Carlos Antunes, o Partido Revolucionário do Proletariado especialmente conhecido pela sua ligação ao grupo armado Brigadas Revolucionárias. 

Comendadora da Ordem da Liberdade, foi uma das figuras mais destacadas do Processo Revolucionário em Curso. 

Nasceu 34 anos antes do 25 de Abril. 

 

Kalaf Epalanga

Escritor e músico nascido em Benguela, Angola, e radicado em Berlim. 

Como músico, é cofundador da editora discográfica Enchufada e membro da banda Buraka Som Sistema (em hiato desde 2016). 

Escreveu crónicas para o jornal Público, GQ Magazine (Portugal), REDE Angola e para a revista literária brasileira Quatro Cinco Um. Foi também curador dos festivais literários African Book Festival (2021), em Berlim; e Africa Writes (2023), em Londres. Publicou duas coleções de crónicas: «Estórias de Amor para Meninos de Cor» e «O Angolano que Comprou Lisboa (Por Metade do Preço)». «Também os Brancos Sabem Dançar» é o seu primeiro romance. 

Nasceu 4 anos depois do 25 de Abril.

 

O Programa #NãoPodias

Sábado sim, sábado não, até aos 50 anos do 25 de Abril, Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes vão receber em estúdio duplas de convidados para viajar até um Portugal sem liberdade e refletir sobre os próximos 50 anos de democracia.

Cada episódio #NÃOPODIAS vai focar-se numa das proibições escolhidas pela Comissão para a Campanha (Votar, Expressar-te, Discordar, Viajar livremente, Reunir-te, Beijar, Ter férias pagas, Sonhar com um curso, Defender-te, Adoecer, Ser Europeu), e contará com dois convidados: um nascido em ditadura, que ajudará a recordar o passado; e outro nascido em democracia, para ajudar a pensar o futuro.

Todos os episódios disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e em antena3.rtp.pt.

 

A Campanha #NãoPodias

campanha #NÃOPODIAS é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, que recorda algumas das proibições da ditadura.

Especialmente dirigida aos jovens, a campanha desafia-os a escolherem uma de várias proibições impostas aos portugueses durante a ditadura e a partilharem essa informação e as suas reflexões nas plataformas digitais, tirando partido dos recursos visuais criados para ilustrar cada #NãoPodias bem como da respetiva explicação.

#50anos25abril