Skip to main content
Capa do Evento APRENDE A OUVIR, COMPANHEIRO - Bonga e Duo Ouro Negro

A Antena 1, a editora Livros Zigurate, e Luís de Freitas Branco, autor de “A Revolução Antes da Revolução – O ano que mudou a música popular portuguesa”, celebram os 50 anos do 25 de Abril com oito encontros de escuta de música e conversa com músicos da nova geração e os protagonistas por detrás de álbuns, canções e eventos emblemáticas, como “Cantigas do Maio” de José Afonso, “Sobreviventes” de Sérgio Godinho, “Angola 72” de Bonga, Festival Vilar de Mouros, ou I Festival Internacional de Jazz de Cascais.

“Aprende a ouvir, companheiro” é o regresso dos encontros de escuta de canções para celebrar a música popular portuguesa que antecipou a Revolução dos Cravos. Encontros de escuta de canções e discos são uma prática cultural em vias de extinção. Contudo, antes da democratização do acesso à música, as sessões de escuta eram uma atividade corriqueira, em centros culturais, bares, lojas de discos, ou no caso de certas canções subversivas, em reuniões clandestinas.

Ao longo da audição das canções selecionadas, em formato vinil, os protagonistas são convidados a intervir. “Aprende a ouvir, companheiro” é um desafio para, todas as semanas, reencontrarmo-nos em volta de um gira-discos e debater os álbuns e as canções que contribuíram para o derrube da ditadura.

EVENTO:
“Aprende a ouvir, companheiro” – “Angola 72” de Bonga e “Blackground” de Duo Ouro Negro.
Convidados: Bonga, o atleta e percussionista de “Blackground” que, em 1971, foi avisado da sua iminente prisão e exilou-se nos Países Baixos, onde gravou “Angola 72”, um grito pela independência de Angola; o artista luso-angolano Pedro Coquenão (Batida), que tem colaborado com Bonga e refletido sobre o legado colonial; e o crítico de música Rui Miguel Abreu, fundador do Rimas e Batidas, e autor da entrada sobre “Blackground” no livro “Cento e Onze Discos Portugueses”.
Data: 18 de abril, 19h.
Local: Liceu Luís de Freitas Branco, Oeiras (Rua Carlos Vieira Ramos, Paço de Arcos).

Entrada gratuita mediante lotação.

#50anos25abril