A Antena 1, a editora Livros Zigurate, e Luís de Freitas Branco, autor de “A Revolução Antes da Revolução – O ano que mudou a música popular portuguesa”, celebram os 50 anos do 25 de Abril com oito encontros de escuta de música e conversa com músicos da nova geração e os protagonistas por detrás de álbuns, canções e eventos emblemáticas, como “Cantigas do Maio” de José Afonso, “Sobreviventes” de Sérgio Godinho, “Angola 72” de Bonga, Festival Vilar de Mouros, ou I Festival Internacional de Jazz de Cascais.
“Aprende a ouvir, companheiro” é o regresso dos encontros de escuta de canções para celebrar a música popular portuguesa que antecipou a Revolução dos Cravos. Encontros de escuta de canções e discos são uma prática cultural em vias de extinção. Contudo, antes da democratização do acesso à música, as sessões de escuta eram uma atividade corriqueira, em centros culturais, bares, lojas de discos, ou no caso de certas canções subversivas, em reuniões clandestinas.
Ao longo da audição das canções selecionadas, em formato vinil, os protagonistas são convidados a intervir. “Aprende a ouvir, companheiro” é um desafio para, todas as semanas, reencontrarmo-nos em volta de um gira-discos e debater os álbuns e as canções que contribuíram para o derrube da ditadura.
EVENTO:
APRENDE A OUVIR, COMPANHEIRO – “O Festival da Canção Revolucionária”.
Convidados: O painel de ‘Quis Saber Quem Sou’, o programa da Antena 1 sobre a história social e cultural do Festival da Canção, ou seja, Nuno Galopim, Diretor da Antena 1 e um dos responsáveis pela organização do Festival da Canção; João Carlos Callixto, coautor de “Portugal 12 pts – Festival da Canção”; e Sofia Vieira Lopes, a musicóloga que estudou os 60 anos do Festival da Canção. E um convidado surpresa, a anunciar em breve.
Data: 23 de maio, 19h.
Local: Liceu Camões (Praça José Fontana, Lisboa).
Entrada gratuita mediante lotação.