A Truz Truz Editora e a Fundação Engenheiro António de Almeida têm o prazer de vos convidar para o lançamento do livro “50 Abris”, um livro sobre liberdade — a de hoje, a do passado, a que existe e a que faz falta — desenvolvido por mais de 300 pessoas, para todas as idades e contextos.
Em 2023 a Truz Truz Editora quis saber como se percepciona a liberdade em Portugal através da voz de pessoas pouco ouvidas e que habitam o país agora, quase 50 anos depois do 25 de abril de 1974. Para tal, convidámos 28 Associações Sociais do Grande Porto que trabalham com pessoas de diferentes idades e nacionalidades — desde crianças à terceira idade, portuguesas, imigrantes e refugiadas — bem como diversas problemáticas e causas — situação de sem abrigo, prostituição, deficiências físicas e cognitivas, causa LGBTQIA+, educação e desenvolvimento social de grupos marginalizados, entre outras. Destas Associações formaram-se 50 pequenos grupos que agrupamos com 50 autores/as convidados/as, todos/as residentes em Portugal, operacionalizando, assim, 50 encontros literários nos meses de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Cada encontro literário, composto por um/a autor/a e um pequeno grupo de uma Associação, foi um diálogo sobre liberdade: a de hoje, a do passado, a que existe e a que faz falta. O principal objetivo de cada encontro foi criar um palco para que muitas vozes anónimas e tantas vezes esquecidas se pudessem expressar e trabalhar ativamente na produção cultural deste livro com que sonhamos. De cada encontro literário resultou um texto escrito pelo/a autor/a convidado/a, resultante da conversa em que participou e, por isso, assinado no plural — com os nomes dos membros do grupo, os/as co-autores/as. Finalmente, convidámos 50 ilustradores/as para darem cor e forma às 50 histórias que vão integrar o livro.
Agora, estas 50 histórias e imagens integram a obra “50 Abris”, um livro que conta também com um prefácio escrito pelo autor brasileiro José Paulo Cavalcanti e ilustrado pela artista minhota Eva Evita, e ainda com todos os textos lidos nas vozes da atriz Patrícia Andrade e outros membros do projeto “50 Abris” como Ana Brandão, Francisco Almeida e Teresa Machado, mais uns presentes musicais pelo músico O Simples Mente e a cantautora Meta_.
A apresentação será no Porto, no sábado 20 de abril às 16h, na Fundação Engenheiro António de Almeida com João Habitualmente e Constança Araújo Amador, e atuações musicais do Bando dos Gambozinos, Meta_ e O Simples Mente.