A iniciativa, de entrada livre, contará com a presença do autor e insere-se, também, no âmbito do Dia Internacional dos Museus 2024, cuja temática gira à volta do papel dos museus enquanto agentes de promoção da educação para a compreensão cultural.
O livro «Memórias da Ditadura – Sociedade, Emigração e Resistência», produzido em edição bilingue (português e inglês), contém cerca de 150 imagens sobre os anos da ditadura, a miséria e a pobreza, a sociedade, emigração e resistência à ditadura nos anos 60 e 70, captadas pela câmara do fotógrafo. Foi produzido com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e conta com um prefácio de José Pacheco Pereira, historiador e fundador da Ephemera.
Fernando Cardeira terá consolidado a sua consciência cívica e política durante os acontecimentos do Maio de 68, em Paris. Natural de Fanhais (Nazaré), frequentou o Instituto Superior Técnico como oficial-aluno da Academia Militar, donde sai em 1969 por discordar da política colonial do governo (só em 1977 acabaria o seu curso de engenharia). Mobilizado para a guerra colonial em 1970, pedirá asilo político na Suécia, após a sua deserção e fuga, regressando ao país já depois da revolução de 1974. Foi então Diretor de Informação da RTP (abril de 1975 a abril de 1976), funcionário dos Serviços de Apoio ao Conselho da Revolução até agosto de 1979, completou em 1980 o curso de Engenharia Nuclear, em França. Representou Portugal em vários comités científicos da OCDE e da União Europeia. Fernando Cardeira foi presidente da direção da Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória-NAM no biénio 2020-2022.
Para mais informações poderá contactar o CHUDE – Centro Humberto Delgado através do e-mail agenda.museu@cm-torresnovas.pt ou pelo telefone 249 812 535.