Skip to main content
Capa do Evento

O mais célebre filme da revolução portuguesa. Rodado durante a semana entre o 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, junta as grandes movimentações de massas aos discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal e a libertação dos presos políticos às entrevistas de rua conduzidas pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha.

A história do filme começou a desenhar-se no dia 29 de Abril de 1974, numa reunião na sede do Sindicato Nacional de Profissionais de Cinema, em que a autodesignada Comissão de Profissionais de Cinema Antifascistas decide ocupar o Instituto Português de Cinema e os Serviços de Censura. Nessa segunda-feira, alguns minutos depois das 11 horas da manhã, ao som de gritos “Vitória! Vitória!” e empunhando cartazes “Por um Portugal livre / Fim à Censura dos Espectáculos”, os Serviços de Censura foram os primeiros a ser ocupados.

Um documento histórico inestimável, feito a quente e em cima do acontecimento por vários técnicos e realizadores portugueses. Uma obra incontornável do cinema militante europeu, é também um manifesto sobre a relação entre cinema e política, não apenas como mero difusor dos acontecimentos, mas sobretudo como participante ativo do ato revolucionário.

Condições de acesso ao evento

Entrada gratuita, com levantamento prévio de bilhete no balcão do Cinemax Penafiel

#50anos25abril