As escolas do concelho são convidadas a estar presentes na biblioteca, onde é dinamizada uma ação de promoção do livro e das literacias, cujo objetivo é dar a conhecer as implicações que este acontecimento teve na sociedade portuguesa.
Tem início com a exploração do 1.º cartaz da exposição “Ditadura, Revolução, Democracia”. Identificamos as imagens e vamos à descoberta da temática que o percurso criado evidência o antes e o depois do dia 25 de abril.
A zona infantil, dividida através de fitas com as 3 cores da bandeira, tem ao fundo a bandeira nacional, onde também se encontra o telefone e a telefonia da época. De um lado, fotos alusivos à emigração portuguesa, à guerra colonial e imagens alusivas à censura, nos livros, nas músicas e nos costumes. Do outro lado da sala, fitas coloridas com cravos vermelhos e imagens alusivas ao dia 25 de Abril de 1974.
Associamos a música, “Ó Laurindinha, vem à janela”, canção de cariz popular que o Estado Novo aproveitou, e falamos das fake news e do cuidado que todos devemos ter face à disseminação da intolerância e da mentira. Exploramos livros e jornais censurados, falamos dos autores de letras censuradas, do Exílio, o que nos transportou para os dias de hoje com a situação dos refugiados de guerra.
Através da visualização de fotos, de livros, da leitura e do conto chamamos a atenção para os 3 grandes factos históricos que deram origem à ação do dia 25 de Abril, assim como para os usos e costumes do antes e depois de 1974.
Ligamos o rádio e ouvimos “E depois do adeus” e “Grândola, Vila Morena”. Explicamos a saída dos quartéis, a chegada a Lisboa, lemos o primeiro comunicado do MFA, falamos da sra. Celeste e dos cravos, símbolo do 25 de Abril, mas também dos significados das palavras Ditadura, Democracia, Eleições.