Skip to main content

A Assembleia em Movimento vai percorrer as ruas e praças de Ponta Delgada, ocupando-as com acontecimentos artísticos, uns ensaiados, outros espontâneos, enquanto a vida acontece e celebramos a Democracia conquistada “dentro de ti, ó cidade”.

Este ato será um corpo revolucionário em marcha, composto por comunidades intergeneracionais engajadas em causas diversas, que coletivamente têm vindo a refletir e a propor sobre o arco temporal 1974-2074 no âmbito do Transmalhar, um projeto de educação pela arte que acontece na ilha de São Miguel.
Experimentando as ruas com cores e cânticos, esta multiplicidade de corpos vai honrar o passado, relembrar que se pode “viver sem fingir que se vive”, e “semear no vento que passa” outros futuros possíveis para a nossa democracia.

Esta marcha performativa é resultado da estreita colaboração ao longo de vários meses entre a Anda&Fala – Associação Cultural, centenas de pessoas residentes e não residentes em São Miguel, a Escola Secundária Antero de Quental, ACAPO Açores, Associação de Imigrantes dos Açores, Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, Associação Séniores de São Miguel, UMAR Açores e a Associação Cultural 432Hz, com a direção artística de Lívia Diniz.

 

«Transmalhar» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

SAIBA MAIS

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

#50anos25abril