De 29 a 31 de maio, Aurora, no caminho para a igualdade programa o ciclo de encerramento, com partilha e reflexão sobre o projeto, apresentação de 2 filmes e realização de conversas.
Participam no projeto as Escolas Públicas João Gonçalves Zarco, Matosinhos, AE Pedrouços, Maia, Rodrigues de Freitas, Porto, e São Pedro da Cova, Gondomar. Os alunos do Secundário destas escolas estão, presentemente, a desenvolver trabalho artístico por meio de oficinas de vídeo, fotografia e ilustração, orientadas pelas artistas/formadoras Paula Preto, Sónia Borges e Vanessa Fernandes e pelo videasta Ivo Reis (Espectro Visível).
Programa:
29 de maio, 15h e 16h – Apresentação dos trabalhos dos alunos. Com a participação dos alunos e de Samuel Guimarães (Serviço Educativo do Museu do Douro);
30 maio, 16h – “Trabalhos de Canto”, de Regina Guimarães e Saguenail, que dá a conhecer um grupo feminino de cante alentejano, os seus testemunhos sobre os períodos da ditadura e da revolução de abril, e as suas vivências no trabalho do campo antes e aquando da reforma agrária. Com a presença dos autores e do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo;
31 maio, 19h – “Elas também estiveram lá”, de Joana Craveiro, um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos – a ditadura portuguesa de 1926-1974 e o processo revolucionário de 1974-75. Com a participação de mulheres que “estiveram lá”.
«Aurora, no caminho para a igualdade» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais; artes performativas; artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.