A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básico EB1/JI de Bairros, no âmbito da sua atuação, procura sempre apoiar, propor e desenvolver projetos que possam contribuir para a formação integral das crianças, em complemento com as aprendizagens dos diferentes saberes e competências, contribuindo ainda para uma escola que constitua um espaço de bem-estar para todos, onde todos se sintam integrados e felizes.
A ideia para este mural surgiu do facto de termos mais de um milhar de cravos vermelhos feitos manualmente para a decoração do carro alegórico com que a nossa escola participou no Carnaval da Trofa 2024 (que venceu com o tema Espanha).
Este foi o mote para iniciarmos o projeto de celebração dos 50 anos de 25 de Abril na nossa escola.
Num apelo à criatividade e à envolvência da comunidade educativa em torno de atividades que contribuam para a formação integral das crianças, o objetivo desta iniciativa é o de dar a conhecer às crianças um momento muito importante da História de Portugal e sermos agentes ativos da sua celebração, procurando transmitir às gerações mais jovens o que constituem as conquistas do passado, como isso está ligado ao presente que vivemos e que aprendizagens podemos tirar para continuar a construir um futuro ainda melhor e mais próspero para as gerações presentes e futuras, com paz, respeito e tolerância entre todos. E onde a solidariedade e a entreajuda tenham sempre um lugar. Pretende-se ainda transmitir a importância dos valores democráticos e da luta pela liberdade e igualdade.
Neste trabalho, destacamos ainda o espírito de união e liberdade de todos os envolvidos, e que permitiu um resultado tão apelativo, de que todos nos orgulhamos e temos muito gosto em partilhar com toda a comunidade educativa.
A construção deste mural na Escola Básica EB1/JI de Bairros foi uma experiência enriquecedora e educativa para todos os envolvidos. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender sobre o 25 de Abril de uma forma visual e interativa, o mural contribui para fortalecer o sentimento de comunidade e pertença à escola. Espera-se que esta obra de arte contribua para inspirar e educar as gerações futuras, transmitindo a importância dos valores democráticos e da luta pela liberdade e igualdade.