Skip to main content
Capa do Evento Brasília: Exposição

Com curadoria do diretor do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian de Lisboa, Benjamin Weil, e de Marcelo Gonczarowska Jorge, representante do Museu de Arte de Brasília, são apresentadas onze obras, entre as quais quatro do acervo do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, que dialogam com questões e valores da Revolução dos Cravos.

A exposição começa no interior do edifício e expande-se pelos jardins da Embaixada, convidando o visitante a descobrir obras que, no seu conjunto, constituem um percurso simbólico ligado à Revolução dos Cravos. “Nele, as obras de arte evocam – direta, indireta ou apenas subjetivamente – os diversos fatos, atos e emoções que compuseram esse episódio único na história.”, afirma Marcelo Jorge, um dos curadores da exposição.

A mostra está dividida em três seções ou “movimentos”. O primeiro movimento é dedicado às causas da revolução. Questões raciais, políticas e sociais são abordadas nas obras de Flávio Cerqueira, Paula Rego, Ana Vidigal, Rui Chafes, Fernanda Fragateiro, Pedro Barateiro e José Maria Martinez Zaragoza. O segundo movimento evoca o desenrolar dos fatos da Revolução dos Cravos. Nele são apresentadas uma instalação sonora de Luísa Cunha, uma obra site specific de Cecília Mori e cerâmicas de Paulo de Paula. A exposição termina com “Ecos de Liberdade”, de Márcio Carvalho, uma obra participativa especialmente criada para esta exposição que convida cada um de nós a deixar a sua reflexão e contributo para a construção de espaços comuns.

“Arte, Cidadania e Democracia em Língua Portuguesa. Em maio poderemos assistir ao lançamento de uma exposição que junta de um modo muito virtuoso três pilares fundamentais das sociedades brasileira e portuguesa, sob a nossa língua comum. Uma iniciativa que informa, educa e conscientiza pessoas de todas as gerações que nos honram com sua visita, lembrando, sempre, valores que nos inspiram”, comenta Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil.

A exposição tem um programa de visitas educativas aberto a escolas públicas de Brasília, que se realiza às quartas-feiras.

“Arte no Jardim” é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, em parceria com o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian e o Museu de Arte de Brasília, e conta com o patrocínio da EDP Brasil.

#50anos25abril