A música – e especificamente a canção – é uma forma artística de expressar sentimentos, emoções e ideias. Cantar é o meio mais imediato e íntimo de relacionamento com a música. Com a voz se fala com a voz se canta. Muitas canções marcaram o 25 de Abril e tornaram-se símbolos dos seus ideais, contando muitas histórias e muitas vezes tornando-se até na própria História.
O projeto Cantar Mais Liberdade, concebido pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) com a curadoria do músico Vitorino Salomé, pretende aliar a História da Democracia em Portugal às canções, aos processos de criação musical e às práticas artísticas em ambiente educativo. O projeto com várias fases, culmina com uma grande apresentação pública, o Concerto Cantar Mais Liberdade, envolvendo as três turmas do 2º ciclo do ensino básico selecionadas e os cantautores convidados que trabalharam com as crianças em Residências Artísticas nas escolas. A inserção de um artista em ambiente escolar com a proposta de criação coletiva de uma canção a partir da reflexão com os alunos sobre os ideais do 25 de Abril – Democracia, Liberdade, Desenvolvimento, Descolonização, Paz – é a missão do projeto Cantar Mais Liberdade- Aprender Abril Hoje. O processo artístico do projeto, centrado no trabalho artístico em Residências Artísticas, inclui a realização de concertos nas escolas e a gravação das canções originais e a sua inclusão na plataforma digital Cantar Mais (www.cantarmais.pt), ficando disponíveis para todos e para memória futura.
O Cantar Mais Liberdade culminará com um grande concerto final no dia 26 de maio de 2024 no Fórum Lisboa.
Vão estar em palco cerca de 85 crianças dos Agrupamentos de Escolas de Gil Vicente (Lisboa), da Boa-Água (Quinta do Conde, Sesimbra) e de Agualva Mira Sintra (Sintra), os seus professores de música e os cantautores das respetivas Residências Artísticas (R.A.), Carlos Guerreiro, João Afonso e Ana Bacalhau e o curador Vitorino Salomé.
Neste concerto vão ser apresentadas as novas canções coletivamente compostas em cada R.A. e um repertório de canções marcantes e símbolos da democracia, cantadas pelas crianças e cantautores e os seus músicos.