
Exposição de retratos: Co-be(com)ing (Sermos, tornarmo-nos em conjunto)
Esta é a primeira de uma série de três exposições de retratos dos habitantes, humanos e para além de humanos, do Lugar de Carreiros. Exposições interligadas, tendo como foco as nossas relações criadoras de vida (simbióticas e simpoiéticas), através da ternura, da fragilidade e da resistência.
A primeira exposição é apresentada em abril e a segunda em setembro, de 2025. A terceira acontece no culminar do projeto, no dia 25 de abril de 2026. Nessa data, será realizada a última assembleia, apresenta-se o filme/ documentário e a escultura sonora, decorrentes do acompanhamento do projeto, das pessoas e do lugar.
«Carreiros para Futuros Ancestrais – Micro ações democráticas através de práticas artísticas e culturais, num vale do Minho.» é um dos projetos apoiados pela edição de 2024-25 do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. A edição de 2024-25 teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou 45 projetos que, durante o ano e de norte e a sul do país, vão contribuir para refletir sobre a liberdade e a democracia.