Skip to main content

«CDE & A Casa do Cravo» é um espetáculo que parte das obras musicais CDE de Jorge Peixinho (1940-1995) e A Casa do Cravo de Carlos Marecos (1963) como ponto de partida para uma reflexão sobre o contexto político de dois períodos marcantes da história recente de Portugal.

A obra de Peixinho, importante compositor no panorama musical contemporâneo português, faz referência ao Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), uma das mais importantes organizações políticas da Oposição Democrática ao regime do Estado Novo em Portugal.

Já a peça de Carlos Marecos é inspirada na vivência do compositor durante o período do pós 25 de Abril de 1974 (Processo Revolucionário em Curso – PREC) que inclui gravações que o próprio realizou das emissões radiofónicas da ocupação da rádio renascença em 1975, bem como excertos de canções de intervenção.

 

«CDE & A Casa do Cravo» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

SAIBA MAIS

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

#50anos25abril