As comemorações dos 50 anos do 25 em Avis serão marcadas pela realização de diversas atividades ao longo de todo o dia.
Damos início às comemorações com a tradicional alvorada com foguetes e morteiros, seguida da Estafeta da Liberdade — Professor Feliz Valério, que chega à última etapa, ligando a rotunda 25 de Abril aos Passos do Município. Neste largo, “Abril em Movimento” propõe atividades para toda a família, incluindo corridas, jogos tradicionais e pinturas.
A arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense desfila pela Vila acompanhada pelas altas entidades do concelho.
O ponto alto das cerimónias será o hastear da Bandeira Nacional e a intervenção do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Avis, a que se seguira a inauguração do Monumento de homenagem aos presos políticos do concelho e aos 50 anos do 25 de Abril, criado pela artista plástica Cristina Maria.
Está obra reporta para a conquista da Liberdade e pretende homenagear os homens e mulheres que, abdicando muitas vezes da sua liberdade e do contacto com a família, deram um contributo determinante para derrubar a ditadura fascista.
Durante a tarde, será inaugurada a Exposição “O Nosso 25 de Abril”.
Esta mostra reúne documentos e testemunhos do antes, durante e após o 25 de abril no Concelho de Avis, destacando as conquistas que a instituição do Poder Local Democrático permitiu alcançar e que se traduziram em muitas melhorias nas condições de vida das populações.
As comemorações encerram com o espetáculo musical “Portugalidade”, por Cristina Maria, que conta com as participações especiais da jovem acordeonista Avisenses Mafalda Prates e de Vitor Sérgio, num concerto que aliou a sonoridade do fado a temas de Ary dos Santos e Zeca Afonso, numa verdadeira celebração da liberdade.