Por ocasião do cinquentenário da Revolução dos Cravos, o leitorado do Camões, I.P., na Universidade Mohammed V de Rabat organiza um ciclo de cinema dedicado à celebração da efeméride do evento fundador da democracia portuguesa.
Neste ciclo são apresentados filmes de ficção e documentários que permitem abordar realidades históricas de ângulos diversos.
Através de Visões do Império, Cartas a uma Ditadura, Fantasmas do Império, Capitães de Abril, As Armas e o Povo, 48, Cartas da Guerra e Outro País são trabalhados os seguintes temas: a natureza do aparelho repressivo do Estado Novo; a exploração no império colonial português; o impacto da guerra colonial/de libertação; a subalternização e opressão da mulher durante a ditadura; a resistência ao regime fascista; o golpe de estado de 25 de abril de 1974; o processo de participação popular na revolução; ou o lugar das memórias individuais e coletivas na construção do imaginário social, entre outros.
O ciclo decorre durante o semestre de primavera e destina-se em especial aos alunos da licenciatura em Estudos Portugueses, sendo organizado pelo Dr. Luís Graça, leitor do Camões, I.P., na referida universidade.
Em cada sessão está previsto um momento de debate sobre o filme, que conta igualmente com a participação dos restantes docentes da licenciatura.