
Unal é uma aldeia de produtores de arroz cujos habitantes desempenharam um papel crucial na luta de libertação da Guiné-Bissau contra o colonialismo português. Foram os primeiros a envolver-se na revolta armada, mobilizando os seus espíritos ancestrais para a guerrilha. Ainda hoje, cada gesto do ciclo do arroz é assombrado por memórias de guerra. Um trauma inscrito em seus rituais, corpos, paisagens e música techno atuais. Uma imersão num caldeirão de formas religiosas e turbulências políticas, onde veteranos de guerra convivem com jovens inquietos, reivindicando o seu futuro na Guiné-Bissau contemporânea.
No próximo dia 5 de abril, o Ciclo de Cinema e Descolonização exibirá o documentário Fogo no Lodo (2023, 119 min), dos realizadores portugueses Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca. A obra foi galardoada em 2023 com o Prémio Fundação INATEL no Doclisboa-Festival Internacional de Cinema, e em 2024 com o Prémio Especial do Júri no Apricot Tree Film Festival – festival dedicado ao documentário etnográfico, realizado na Arménia.
O filme será exibido no dia 5 de abril, às 10h, no auditório do Museu Nacional de Etnologia (Avenida Ilha da Madeira Lisboa 1400-204), com entrada livre e legendas em português. Após a projeção do documentário, será realizado um debate com a participação dos realizadores, Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca, e de convidados, nomeadamente o escritor guineense Amadu Dafé e o cineasta e escritor guineense Onésio Soda.
A projeção com entrada gratuita enquadra-se no programa da temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização, um projeto do CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (ISEG-Universidade de Lisboa) que promove sessões em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização. As sessões prolongar-se-ão até junho de 2025. Esta iniciativa decorre paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário, patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro.
Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/ISEG/ULisboa) e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/ISEG/ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/ISEG/ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/ISEG/ULisboa